terça-feira, 31 de maio de 2022

Já se contam os dias para o regresso das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja

 Em junho, junte-se à maior festa da cidade. As festividades arrancam no dia 3 e estendem-se até dia 13.

Vamos para a rua? Estamos em contagem decrescente para o regresso das tão esperadas Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja. De 3 a 13 de junho, o concelho vai cheirar a bandas, a coletividades e associações, a artistas, a marchantes e a estarrejenses.
O Município de Estarreja oferece a todos os visitantes uma programação vasta, diversificada e animada, sem nunca esquecer a tradição. Mercado Antigo, Marchas Populares, Bandas em Festas, Jogos Tradicionais, Quadros Vivos, exposições e concertos com Monda, Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Anjos e as Bandas Filarmónicas Concelhias são algumas das propostas em destaque das Festas.

Estes dias de celebração arrancam com uma performance multidisciplinar “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo” (dia 3), que conta com a participação dos Grupos Folclóricos e Etnográficos do Concelho de Estarreja e com orientação da Associação Terceira Pessoa, no palco do Cine-Teatro de Estarreja.
Vamos viajar no tempo com o Mercado Antigo?
Nos dias 4 e 5 de junho, na Praça Francisco Barbosa vamos celebrar a identidade local e recriar história. Durante dois dias, vamos recordar o pregão, a taberna típica, as vestes, a música tradicional, num rebuliço de feira popular carregado de emoções e de memórias, numa recriação do recriam o Mercado da Praça de Estarreja, que se realizava aos domingos.
No primeiro dia do Mercado Antigo (dia 4), vamos “Avivar Memórias, Identidade, Ofícios e Gente” com uma exposição que mostrará os rostos enrugados por trás dos ofícios em extinção do nosso território, que guardam na memória pedaços da história de Estarreja. Esta mostra é uma perfeita simbiose entre a história local, o património, a imaterialidade das memórias e as gentes da terra. A inauguração da exposição, que tem conceção e ideia original do Município de Estarreja e fotografia de Maria Pinto, está marcada para as 16h00, na Casa Municipal da Cultura. Mais tarde, às 17h30, será inaugurada a exposição “Com Humildade te Homenageio”, com curadoria de Joakin Pereyra, no Átrio do Paços do Concelho.
Como é habitual, esta viagem ficará marcada também pelo “Desfile Etnográfico” protagonizado pelas coletividades, feirantes e o público em geral, com encenações que espelham o quotidiano de outros tempos. E pela recriação dos “Quadros Vivos” com a participação do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, do Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia", do Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã" e do Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã". Tudo isto no dia 5.
Vamos para a rua cantar e bailar?
Os palcos da Praça Francisco Barbosa e do Parque Municipal do Antuã enchem-se de música e estão reservados aos grandes nomes da música portuguesa: Monda (dia 4) vem celebrar o cante alentejano; Tiago Bettencourt (dia 9) traz as sonoridades da nova música portuguesa; João Pedro Pais (dia 10) vai pôr Estarreja a cantar “Ninguém (é de ninguém)”, “Louco (por ti)”, “Mentira” ou “Não há; e os Anjos, que estão de volta à estrada, farão ecoar os grandes êxitos da banda como “Perdoa”, “Ficarei” ou “Quero voltar”.
Não há Festas sem as Tasquinhas e as Marchas de Santo António
É tempo de voltarmos a sentar à mesa todos juntos. De 9 a 13 de junho, a Tenda das Tasquinhas, liderada pelas coletividades locais, recebe amigos e famílias para darem a provar o melhor da gastronomia regional sempre ao som de boa música e animação.
Símbolo festivo e popular, as Marchas de Santo António são dos pontos altos das festividades. No grande desfile (dia 12) vamos admirar arcos, adereços e trajes, ouvir músicas e decorar versos, ver coreografias bem ritmadas, numa noite cheia de cor, animação e música popular com o cunho da Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer; da A Esteira de Veiros, da Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes; do Grupo de Samba Os Morenos; e da Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense.
O Dia do Santo António com diversas iniciativas
No dia que se celebra o feriado municipal, o Dia de Santo António (dia 13),  a programação é marcada pela Sessão Solene do Dia do Município, pelas cerimónias religiosas que inclui uma eucaristia solene e procissão, pelo desfile e o espetáculo inédito, desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com mais de cento e cinquenta músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas Paulo Almeida, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário