segunda-feira, 9 de maio de 2022

Cantanhede assinalou Dia da Europa com alunos da ETPC. Vice-presidente do Município falou sobre a importância das estruturas europeias

No âmbito das celebrações do Dia da Europa, que se assinala a 9 de maio, o Município de Cantanhede respondeu ao desafio do EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria de visitar uma escola do concelho e refletir com os alunos sobre a importância da União Europeia (UE).

A missão esteve a cargo do vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, que de uma forma informal e por vezes desafiante, explicou aos alunos o que esteve na génese desta união de países europeus, o seu modelo de governação, os símbolos e valores, bem como o impacto que tem nos países membros, nomeadamente Portugal.

A livre circulação de mercadorias, serviços e capitais, mas também a possibilidade de viajarmos, estudarmos ou trabalharmos neste espaço europeu sem fronteiras é, por si só, paradigmático da importância desta união de países. E no caso das políticas dirigidas aos jovens, um dos projetos mais emblemáticos é o programa Erasmus+, que lhes garante que os resultados obtidos numa instituição estrangeira sejam creditados nos estudos no país de origem”, destacou o autarca.

Perante uma plateia composta por alunos do 10.º ano da Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, da professora Ana Fontes e da diretora Ana Paula Cavadas, Pedro Cardoso, que também tutela o pelouro da Educação na Câmara Municipal, centrou a sua intervenção a partir do lema da UE “Unida na Diversidade”, que evoca a forma como os europeus se uniram para trabalhar em conjunto pela paz e prosperidade, salvaguardando a diversidade de culturas, tradições e línguas do velho continente.

Recorrendo a exemplos concretos, Pedro Cardoso sublinhou as vantagens de viver na UE e de como o trabalho do Parlamento Europeu tem um impacto positivo no dia-a-dia de cada um de nós.

O EUROPE DIRECT Região de Coimbra e de Leiria é um dos 15 centros de informação europeia existentes em Portugal, e abrange os 29 municípios das regiões de Coimbra e Leiria. A sua missão consiste em envolver ativamente os cidadãos no projeto da UE, ao nível regional e local, através da divulgação e esclarecimento de informação, organização de eventos, atividades e ações de sensibilização, e comunicando o feedback dos cidadãos à Comissão Europeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário