segunda-feira, 9 de maio de 2022

Cartaz das Festas São Pedro 2022 já é conhecido


Após dois anos de pausa, devido à pandemia, a Câmara Municipal de Porto de Mós apresentou hoje, dia 9 de maio, numa conferência de imprensa, que teve lugar no Castelo de Porto de Mós, o programa das Festas de São Pedro 2022, que decorrerão de 25 de junho a 3 de julho.

Este ano, o tema das Festas será “O nosso património” e contamos com a Rota do Lis como principal patrocinador.

Nas palavras de Jorge Vala, presidente da Câmara Municipal, o Município de Porto de Mós pretende que estas festividades sejam mais um motivo para a comunidade voltar à vida social e coletiva e voltar a festejar São Pedro, padroeiro do concelho. Reforçou, ainda, que as festas de este ano serão uma homenagem a Amélia Ribeiro, responsável pelo confeção dos afamados coscorões, tão típicos das festas.

O programa arranca no dia 25 de junho com a inauguração da Central das Artes, integrando a cerimónia dos Prémios Dom Fuas, e a inauguração de uma exposição de escultura de Luís Amado e de pintura de Marta de Castro.

Ao longo de nove dias o recinto das Festas de São Pedro será palco de várias atividades, como é exemplo a 5ª edição de Cozinha de Demonstração, a acontecer todos os dias, excepto no dia último dia; XXXI Festival de Folclore São Pedro no dia de abertura das festas; a emissão do Programa da TVI “Somos Portugal” a ter lugar no Parque Almirante Vitor T. Crespo e Recinto das Festas, no dia 26 de junho; o tão típico desfile das Marchas Populares, na Avenida de Santo António, no dia 28 de junho antecedendo o feriado municipal, e no dia 2 de julho no recinto das festas; o Concurso “Melhor Petisco”; o Concurso “Melhor Decoração”; a Missa em honra de São Pedro seguida de Procissão, a ter lugar na Igreja de São Pedro, no dia 29 de junho; e a fechar as festas a Missa Campal e Procissão de São Pedro e o espetáculo Pirotécnico, no dia 3 de julho.

O cartaz musical contará com as vozes de Luís Trigacheiro, Rosinha, Nuno Ribeiro, Quinta do Bill, Sara Correia e Diogo Piçarra, assim como com a presença de inúmeros e reconhecidos artistas locais como Dr. Cavalheiro, L.S.D., LF Music Alive, Zé Café e Guida, entre outros.

A par dos anos anteriores, o programa das festas contará, também, com a Exposição Auto, Exposição de Artesanato, Comercial e Industrial, Vacada, Atividades Equestres, Atividades de Picadeiro, Animação de Rua, Cantinho dos Animais, Passeios de Charrete e Divertimentos.

Na mesa estiveram presentes Jorge Vala, Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Luís Vieira, Presidente da Direção do Fundo Social dos Trabalhadores do Município de Porto de Mós, Samuel Mota, Chefe de Cozinha, Licínio Ferraria, LF Music Alive, Victor Vala, da Dr. Carvalheiro, Francisco Vala, da L.S.D. e o 1º Sargente Johnny Juncal, Comandante do Posto Territorial de Porto de Mós.

Contamos, ainda, com a presença de algumas Marchas Populares e dos Ranchos Folclóricos. No final da conferência houve espaço para uma degustação de petiscos que estarão disponíveis durante as Tasquinhas de São Pedro.

Patrícia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário