terça-feira, 10 de maio de 2022

Hospitalização Domiciliária

 

São João prestou assistência ao domicílio a mais de 700 pessoas.

Em três anos de atividade, o Serviço de Hospitalização Domiciliária (SHD) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) prestou assistência médica a 753 doentes, registando uma demora média de cerca de 10 dias de internamento, num total acumulado de mais de 7.400 dias de internamento.

No exercício da sua atividade, os profissionais de saúde realizaram mais de 11.500 visitas, com um tempo médio de visita entre 45 e 60 minutos, percorrendo, só no último ano, cerca 72.500 Km.

Em termos de indicadores de produção clínica, a taxa de ocupação registada foi de 72% e a taxa de reinternamento de 2,8% aos 7 dias. Os utentes e cuidadores apresentaram um grau de satisfação muito elevado, sendo que 90% a 96% dos inquiridos dizem-se «Muito Satisfeitos» com o desempenho dos profissionais do serviço.

De acordo com Miguel Santos, enfermeiro do SHD, os projetos «passam pelo aumento da dotação do serviço para 15 lugares, a Certificação da Qualidade do serviço, uma maior articulação com os diferentes internamentos do CHUSJ e a aposta forte na investigação clínica, produção científica e formação».

Ainda de acordo com o profissional, o SHD está a «articular com o Agrupamento de Centros de Saúde Maia/Valongo e Porto Oriental no sentido de criar um protocolo de articulação com os diferentes serviços dos Cuidados de Saúde Primários». Também explicou que «há cerca de um ano iniciámos o protocolo com o Serviço de Cirurgia de Ambulatório e do Centro da Mama, através do projeto de ambulatorização da cirurgia por cancro da mama, em doentes com idade superior a 80 anos, o que permitiu o internamento em hospitalização domiciliário de 12 doentes».

O SHD, constituído por equipas de médico e enfermeiro, com apoio de assistente social, farmacêutica, nutricionista, psicólogo, assistente operacional e assistente técnica, funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana e, atualmente, são referenciados doentes de vários serviços de internamento do CHUSJ, inclusive da Urgência, Consulta Externa e de outros hospitais.

Para saber mais, consulte:

CHUSJ > Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário