segunda-feira, 11 de julho de 2022

Águeda | Jornadas Internacionais de Turismo discutem “Novos começos, Novas oportunidades”

Evento de dois dias envolve a apresentação de projetos e boas práticas de Portugal, Brasil e Cabo Verde. No final do evento, vai ser entregue o “Chapéu de Ouro do Município”
 
As Jornadas Internacionais de Turismo, uma organização da Câmara Municipal de Águeda, que decorre durante o AgitÁgueda, estão agendadas para os próximos dias 15 e 16 de julho (sexta-feira e sábado), no Centro de Artes de Águeda, onde serão abordados “Novos começos, Novas oportunidades”. O evento, que celebra a 7.ª edição e acontece em formato híbrido (juntando o presencial com o online), conta, pela primeira vez, com a parceria com Rio Grande, cidade geminada com Águeda há mais de 25 anos.
Neste encontro de dois dias, serão apresentados projetos inovadores que representem “novas oportunidades” no setor do turismo e vão ser partilhadas boas práticas nesta área, envolvendo, no total, seis painéis, um workshop e uma mostra de gastronomia local. Financiamentos, hotelaria, sustentabilidade, digital, acessibilidade, inclusão, inovação, cultura, aventura, igualdade, gastronomia e natureza são os temas a abordar neste evento internacional, que, este ano, conta com projetos e referências de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
“A expressão popular ‘a dificuldade aguça o engenho’ nunca fez tão sentido como na atualidade e depois de dois anos muito difíceis em todo o mundo, que obrigou a repensar muitos modelos de negócios, a ser criativos para superar as dificuldades, surgiram, por outro lado, algumas oportunidades que fazem a diferença; é por isso muito pertinente, nesta altura, falar de novos começos e novas oportunidades às escalas local, regional, nacional e internacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, antecipando que as Jornadas Internacionais de Turismo sejam um ponto de encontro de grandes ideias que contribuam para a afirmação deste setor.
Águeda, “com a sua irreverência e capacidade de surpreender constantes”, como é bem visível em mais um AgitÁgueda “que está a agitar a cultura e o turismo” local e regional, sendo uma referência mundial pelos seus guarda-chuvas coloridos, procura, neste encontro, motivar não só a discussão deste tema como ser ponto de convergência para a criação de “novos começos” no setor do turismo, sem esquecer a acessibilidade (com turismo adaptado e para todos) e as preocupações ambientais e sustentáveis.
As jornadas iniciam com o workshop “Financiar Projetos e Negócios”, onde organismos gestores de fundos comunitários como a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e a ADICES (Associação de Desenvolvimento Local) e entidades promotoras do turismo, designadamente a Turismo Centro de Portugal e a Confederação do Turismo de Portugal, esclarecem sobre as oportunidade de financiamento existentes.
A sessão solene de abertura do encontro está agendada para as 14 horas de sexta-feira (dia 15), num momento que contará com as presenças de Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda; Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal; e Fábio Branco, prefeito da cidade de Rio Grande (online).
Destaque ainda para Yusmari Diaz Perez, embaixadora de Cuba em Portugal, que irá enriquecer o painel VI “Turismo: uma paixão pelo território”, no dia 16, a partir das 16h45. A governante marcará também presença num dos momentos-alto deste evento, a entrega do “Chapéu de Ouro” do Município, um galardão que é atribuído pelo segundo ano consecutivo e que visa distinguir a entidade ou personalidade que se tenha destacado na promoção do turismo local ou nacional. A sessão, que será precedida de um momento musical com Diana Silva (aguedense finalista do programa Ídolos 2022), terá lugar no dia 16, sábado, às 18 horas.
O programa completo das Jornadas Internacional de Turismo pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/visite/turismo/explorar/outros-eventos/jornadas-internacionais-de-turismo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário