segunda-feira, 11 de julho de 2022

Marinha Grande | PROFESSORES DISCUTEM DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

O "V Encontro do Centro de Formação de LeiriMar" está a decorrer nos dias 11 e 12 de julho, na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, para permitir uma reflexão sobre a educação.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de LeiriMar [concelhos de Leiria (parte) e Marinha Grande], que, após um interregno de dois anos, junta cerca de duas centenas de educadores de infância, professores, assistentes operacionais e técnicos superiores.
No final do ano letivo 2021-2022, e com o mote “[Trans]Formar a Escola – desafios e oportunidades para uma Educação com futuro”, são criadas reflexões, sobre o papel da Escola no contexto pós-pandemia e num ambiente digital e na (re)fundação dos pilares basilares de uma Educação humanizadora, enquanto investimento humano, com foco na construção de uma sociedade de esperança, educadora e produtora cultural e do bem-estar de todos.

A sessão de abertura ocorreu na manhã do dia 11 de julho e contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, e da diretora do Centro Leirimar, Olga Mouroço.

Ana Alves Monteiro agradeceu o convite endereçado ao Município para estar representado no encontro, bem como a escolha da Marinha Grande para a realização do encontro. Salientou a importância de "refletir sobre a transformação da educação, bem como os desafios que se colocam no mundo das escolas".

A vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro, acrescentou que "a organização sistemática destes encontros possibilita a partilha de conhecimentos e experiências inovadoras, em benefício da educação”.

A diretora do Centro de Formação Leirimar, Olga Mouroço, mostrou a sua satisfação pela organização da quinta edição do encontro, cujo primeiro encontro ocorreu em 2014. Referiu que "os alunos são o motivo pelo qual estamos aqui", pelo que a iniciativa vai permitir "trabalhar várias questões que se nos colocam no dia a dia, no plano de transição digital, organização, aprendizagens, entre outros aspetos “.
Nos dois dias do encontro debatem-se temas como: os desafios de fazer aprender, refletindo sobre e para mudar as práticas pedagógicas; o referencial de educação para o mundo do trabalho; projetos Europeus; aprender com o digital; aprender numa escola feliz; partilha/reflexão sobre as experiências dos workshops; entre outros temas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário