segunda-feira, 11 de julho de 2022

Altas temperaturas: Portugal em situação de contingência. O que muda?

Recorde de temperatura nacional pode vir a ser quebrado.
Portugal entra à meia-noite em situação de contingência devido ao elevado risco de incêndio, numa semana em que as temperaturas vão chegar aos 45ºc em quase todas as regiões do país.

Situação de contingência: o que muda?
Entre 11 e 15 de julho todo o território nacional vai estar em situação de contingência, permitindo a ativação imediata de todos os planos de emergência e Proteção Civil e a passagem para nível vermelho, com mobilização de todos os meios disponíveis.
Será também reforçado o dispositivo dos bombeiros, com a contratação de 100 equipas, e elevado o grau de prontidão e resposta da GNR e PSP, com reforço de meios para vigilância e fiscalização. Para este efeito, o despacho publicado pelo Governo autoriza a interrupção de férias, folgas e períodos de descanso.
Aumenta também o grau de prontidão e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio social, e a mobilização em permanência de Sapadores Florestais e do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza.
Para além disto, é aumentado também o nível de prontidão das equipas de resposta de entidades com dever de cooperação nas áreas das comunicações e energia, como operadoras de refe fixa e móveis e transporte e distribuição.
Será também reforçada a capacidade de atendimento do 112.
Saiba também que todos os cidadãos e entidades privadas estão obrigados a prestar às autoridades de proteção civil “a colaboração que lhes for requerida”, nomeadamente respeitando ordens, orientações e solicitações. A recusa corresponde a crime de desobediência.

A partir de agora, o que é proibido?
Devido ao elevado risco de incêndio, está proibido o acesso, circulação e permanência em espaços florestais, assim como a realização de queimadas ou trabalhos nos espaços florestais com recurso a maquinaria.
Está também proibida a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.
Recorde de temperatura nacional pode vir a ser quebrado
A partir desta segunda-feira espera-se uma semana excecional, com um agravamento das condições meteorológicas. Em muitas regiões as temperaturas podem chegar os 45ºC. Prevê-se vento intenso, poeiras e risco de trovoadas.
Na Golegã, em Santarém, os termómetros poderão mesmo ultrapassar este valor e chegar aos 47ºC na quinta-feira. A temperatura mais alta desde que há registo em Portugal remonta a 1 de agosto de 2003, quando os termómetros atingiram os 47,4ºC na Amareleja.
Em entrevista à SIC Notícias, o climatologista Carlos Câmara afirma não estar "nada otimista" em relação às previsões do tempo para esta semana: "Aquilo que se pode esperar eu nunca vi numa análise de 40 anos de dados".
Explica que em "termos potenciais é pior" em relação à altura dos incêndios de Pedrogão Grande e de 15 de outubro de 2017.

Imagem: Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário