terça-feira, 9 de agosto de 2022

Proença-a-Nova | Requalificação da Associação de Cunqueiros dá nova vida à comunidade

 

As obras da requalificação interna da sede da Associação Recreativa e Cultural dos Cunqueiros e a apresentação de um quadro alusivo às tradições da aldeia, da autoria de João Pereira, foram oficialmente inauguradas este domingo, dia 7 de agosto. Neste dia foram ainda celebradas as tradicionais cerimónias de Missa Solene, seguida da procissão em honra de Nossa Senhora da Lapa.

Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, e António Alberto, da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, bem como o presidente da Associação Recreativa e Cultural dos Cunqueiros, Paulo Catarino.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, afirma que a requalificação da sede da Associação permite “renová-la e inová-la, dando condições para que aqueles que são dos Cunqueiros ou sentem as suas raízes nos Cunqueiros, se possam sentir bem a partilhar desse espírito”. O autarca aponta ainda que “o mais importante num concelho são os seus lugares, comunidades e aldeias, mas quem as corporiza são as Associações. São elas que representam o bem-comum que deve ser partilhado, bem como as exigências que devem também fazer ao poder local, facilitando ainda mais o nosso trabalho”.

Com um aspeto completamente renovado, a zona interior da sede da Associação tem agora uma zona de bar e cozinha novos e uma nova entrada, onde se destaca o quadro, da autoria de João Pereira, intitulado “Tradições”, que pretende representar os cânticos e as janeiras, tradições que ainda hoje se mantém vivas na localidade entre homens e mulheres. Na cerimónia de inauguração, coube a Luís Rosa a apresentação geral do quadro e das alterações nas instalações, promovendo ainda um momento em que grupos de homens e mulheres cantaram as Janeiras e Encomendação das Almas.

A festa da aldeia de Cunqueiros decorreu durante quatro dias com animação musical, realização de jogos tradicionais, momentos religiosos e culturais, oferta de sardinha assada, grupos de danças e cantares tradicionais e ainda o habitual Super-Arraial que marcou o final da festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário