segunda-feira, 26 de setembro de 2022

MobeÁgueda regressa na Semana Europeia da Mobilidade

 Depois do sucesso da medida implementada pelo Município, o transporte volta a ser garantido de segunda-feira a sábado e com um novo circuito alternativo

O MobeÁgueda – Transporte a pedido de Águeda, uma medida implementada pelo Município de Águeda, no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab, na qual estão a ser testados, com uma carrinha de 9 lugares elétrica, os circuitos que possam servir melhor a população da cidade, especialmente as pessoas com mais dificuldades de mobilidade, voltou a circular no passado sábado, durante a Semana Europeia da Mobilidade, de decorreu de 16 a 25 de setembro.
“A disponibilização deste serviço inovador e ambientalmente sustentável tem se revelado uma mais-valia para a população. Estamos a desenvolver os testes de circuitos e validar as opções para que se possa definir a melhor solução de mobilidade, que responda às necessidades da população”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.
Este serviço, cofinanciado pelo Fundo Ambiental, teve início no ano passado e conquistou a confiança dos aguedenses, sendo o suporte para muitas pessoas e a garantia de um transporte seguro e fiável, principalmente junto da população de idade avançada ou com mobilidade reduzida, facilitando as deslocações no centro urbano, nomeadamente entre as cotas baixa e alta da cidade. A paragem da viatura, por parte dos interessados em fazer o percurso, é feita a pedido (com braço no ar).
Nesta fase de testes, que está a decorrer até dezembro deste ano e com o serviço a ser disponibilizado de forma gratuita, a Câmara Municipal de Águeda ampliou alguns circuitos para avaliar a aceitação que tem junto dos cidadãos. Para além do circuito habitual (que realizava até este momento, iniciando e terminando no Mercado Municipal) e dos dois circuitos a pedido, um a Norte (entre a ES Adolfo Portela e a Zona Industrial, na Alagoa) e um mais a Sul (entre o Posto de Turismo e a Borralha), vai incluir agora um circuito alternativo (com passagem por Recardães).
Refira-se que este serviço foi disponibilizado durante a Semana Europeia da Mobilidade e Dia Sem Carros, promovida pela Câmara de Águeda e que incluiu um conjunto alargado de iniciativas, entre as quais diversas atividades lúdico-desportivas, workshops e a exposição “Bicicletas com História – Profissões de antigamente”, que está patente no Centro de Artes de Águeda até ao próximo domingo, dia 2 de outubro.
 
Características do serviço MobeÁgueda
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13 horas e das 15 às 17h30, e aos sábados, entre as 9 e as 12h30.
Circuitos:
- O circuito principal inicia no Mercado Municipal, seguindo para a Biblioteca Municipal, os CTT, ESTGA, Escola Secundária (ES) Marques de Castilho, Cruz Vermelha/Gato Preto, Centro de Saúde, ES Adolfo Portela, Escola Fernando Caldeira, Centro de Artes, Estação CP, Hospital, Posto de Turismo/Baixa da Cidade, Largo 1.º de Maio, terminando no Mercado Municipal.
- Circuito a pedido Norte inicia na ES Adolfo Portela, seguindo para o IEFP e Zona Industrial (Alagoa), regressando ao ponto de partida.
- Circuito a pedido Sul arranca no Posto de Turismo/Baixa de Águeda, seguindo para Além da Ponte, Zona do Sardão, Estádio Municipal e até à zona do Palácio da Borralha, regressando ao Posto de Turismo.
- Circuito alternativo, com início no Posto de Turismo/Baixa de Águeda, seguindo para Além da Ponte, Póvoa da Marta, Alto de Recardães, Centro de Saúde/Junta de Freguesia e regresso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário