segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Projeto Craft Turismo Criativo. Novas peças de artesãos valorizam o património imaterial e têm aplicação no dia-a-dia

 ·Criações apoiadas com colaboração de uma designer de produto e inspiradas nas mesas de refeição tradicionais

·Projeto resulta de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão

Artesãos da região Viseu Dão Lafões, em conjunto com uma designer profissional e com participantes em oficinas, desenvolveram e criaram de raiz quatro novos objetos, com base em técnicas, matérias e tradições locais. Estes objetos originais, já em produção, combinam práticas tradicionais com interpretações contemporâneas, terão aplicação prática, podendo ser utilizados no dia a dia e vêm contribuir para a valorização do património imaterial da região de Viseu.  
 
A iniciativa, no âmbito do projeto Craft Turismo Criativo, teve início com quatro oficinas de cocriação prévias, em junho, que envolveram os artesãos, os participantes e uma designer de produto. Os participantes nas oficinas tiveram oportunidade de conhecer e experimentar várias técnicas artesanais, em contacto com artesãos locais, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, têxtil e cerâmica.   
 
As quatro oficinas tiveram como corolário a criação das quatro peças originais, pensadas para compor uma mesa de refeição, em casa ou num restaurante. Depois de produzidas, serão também objeto de uma exposição online, a apresentar brevemente.    
 
“Cultivar, Socializar, Alimentar” foi a fonte de inspiração comum aos quatro objetos, proposta pela designer de produto Irena Ubler. “Queremos valorizar todo este conhecimento, que está tão ligado às pessoas, à agricultura e à preparação dos alimentos, e produzir objetos novos, mas de forma sustentável”, explica Irena Ubler. A melhor forma de honrar este património tão rico é, prossegue a designer, “trazendo-o para a mesa, uma vez que a refeição é um momento tão importante, em que partilhamos comida e a felicidade de estar com a família e os amigos”.   
 
Craft Turismo Criativo assume-se como um projeto de valorização, qualificação e promoção turística a partir dos recursos e ativos patrimoniais, culturais e imateriais associados ao artesanato. Reinterpretar técnicas e matérias-primas tradicionais de forma inovadora, com novas abordagens estéticas, que contribuam para a afirmação do património artesanal regional como ativo cultural e turístico, são os principais objetivos.   

Desenvolvido numa parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e a ADD, o projeto conta com a participação ativa das gentes de Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo e Sátão, municípios integrados na CIM.    

   
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, não esconde a satisfação por estes primeiros resultados do projeto. “As oficinas de cocriação do projeto Craft Turismo Criativo constituíram um sucesso imediato. Foi muito gratificante assistir à partilha de conhecimentos e ao diálogo intergeracional entre os artesãos e os participantes nas oficinas, com a preciosa ajuda criativa da designer Irina Ubler. Estou certo de que este projeto, que ainda está a dar os primeiros passos, vai surpreender-nos a todos pela grande qualidade dos seus resultados. A CIM Viseu Dão Lafões está fortemente empenhada em que isso aconteça”, sublinha.  
 
Emanuel Ribeiro, Coordenador da ADD, destaca que “o saber-fazer artesanal está a ganhar novas formas nos dias de hoje, pelas mãos dos artesãos, que estão a conseguir preservar os saberes e modos de produção tradicionais, ao mesmo tempo que os reinventam de forma criativa. Iniciativas como este projeto são a melhor garantia de que os conhecimentos adquiridos ao longo das gerações não se vão perder” 


Miguel Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário