quinta-feira, 19 de maio de 2016

360º - Há um português entre os passageiros do avião desaparecido. E O Observador faz 2 anos

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO Observador faz dois anos. Nascemos a 19 de maio de 2014 e hoje estamos a comemorar. Ao longo deste tempo, o Observador publicou muitos milhares de artigos - agora, decidimos selecionar 38 textos onde respondemos a grandes e pequenas perguntas. O que sentem os políticos quando perdem o poder? O melhor investidor é Deus ou o Diabo? De onde vieram as asneiras?
Neste aniversário, temos várias novidades. Vasco Pulido Valentevai trazer a sua coluna para o Observador. A partir de outubro, a sua crónica será publicada aos sábados e domingos. É um orgulho e um privilégio tê-lo connosco.
Mas há mais: Helena Garrido, ex-diretora do Jornal de Negócios e uma das jornalistas mais respeitadas da área económica, também vai ter um espaço de opinião no Observador, a partir de junho.
Terceira novidade na opinião: o Observador vai estrear uma coluna coletiva, assegurada por professores da Faculdade de Economia da Universidade Católica Portuguesa, e que terá como nome A Economia em dia pela Católica-Lisbon.
E, agora, o papel. A partir de hoje, está à venda nas bancas uma revista especial do Observador. São 144 páginas num formato XL, com o nosso melhor jornalismo. Pode descobrir todos os conteúdos neste texto do João Miguel Tavares, responsável pela coordenação editorial do projecto. Nem é preciso dizer: é uma revista para guardar.

Um avião da EgyptAir com 66 pessoas desapareceu esta madrugada enquanto efetuava um voo de Paris para o Cairo. A companhia aérea já informou que a bordo encontrava-se um português. Não houve qualquer alerta ou pedido de ajuda e já estão a ser feitas buscas, havendo indicações de que o aparelho se terá despenhado. É uma notícia ainda em desenvolvimento que vamos acompanhar ao longo das próximas horas no Observador.

O Sevilha ganhou pela quinta vez a Liga Europa, agora frente ao Liverpool. Na crónica do jogo de ontem à noite, o Diogo Pombo avança uma proposta: que tal mudar o nome da competição para Liga Sevilha?

Informação relevanteO ministro da Educação está envolvido numa enorme polémicaRui Carvalho, ex-orientador de Tiago Brandão Rodrigues, acusa-o, numa entrevista à revista Sábado, de falsificação de documentos, uso indevido de bolsas de investigação e acumulação de dinheiros públicos. O ministro nega tudo e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), responsável pela atribuição de bolsas, fez um comunicado a afirmar que não foi encontrado qualquer indício criminal.

O Governo apresenta hoje o novo Simplex. De acordo com uma das medidas (no total, são 255), os trabalhadores dependentes e os reformados, aposentados e pensionistas deixam de precisar de apresentar declaração de IRS. A novidade será implementada de forma gradual em 2017. Uma outra medida junta num só balcão tudo o que diz respeito a desempregados e, segundo o Público, os cidadãos passarão a ter a possibilidade de avaliar os serviços públicos, podendo os resultados ser consultados na Internet.

Falando em Simplex, e não pretendendo cair na armadilha do trocadilho fácil, eis uma coisa que parece simples: a Comissão Europeia deu ontem mais um ano a Portugal para reduzir o défice excessivo, mas pediu ao Governo mais medidas de austeridade, no valor de 740 milhões de euros. Mas afinal é complicado: aparentemente, tudo tem mais do que uma interpretação. Em reação às notícias de Bruxelas, António Costa disse: "Não encaramos a necessidade de medidas adicionais". Mais uma complicação: à noite, numa sessão do PS, o primeiro-ministro admitiu que a Comissão está "cética" e "pessimista" em relação aos objetivos do Governo.

Sérgio Figueiredo, diretor de Informação da TVI, esteve a ser ouvido durante quatro horas no parlamento por causa da notícia sobre os problemas do Banif. Assumiu um erro na primeira formulação da notícia, que falava no fecho do banco e em perdas para os grandes depositantes, mas defendeu a posição da estação e dos jornalistas, dizendo que, no essencial, os factos eram verdadeiros. E recusou que a TVI fosse transformada no bode expiatório do processo. Todos os detalhes da audição podem ser conferidos aqui.

É a primeira vez que acontece: já há duas sondagens que põem Donald Trump à frente de Hillary Clinton na corrida à Casa Branca. Uma, da Fox News, dá 45%-42%; a segunda, da Rasmussen Reports, dá 41%-39%.

Na Venezuela, a temperatura sobe ainda mais. Depois dos protestos de ontem, Nicolás Maduro ameaçou elevar o nível do estado de emergência. Tudo para "lutar pela paz e segurança", claro.

A multinacional alemã Bayer quer comprar a empresa norte-americana Monsanto. Se a fusão avançar, a empresa será a maior produtora de sementes e produtos químicos agrícolas em todo o mundo.

Os nossos Especiais

O PSD está dividido por causa das "barrigas de aluguer".O voto a favor de vários deputados social-democratas, incluindo Passos Coelho, permitiu que o projeto do BE fosse aprovado. Mais:uma notícia do Observador revela que houve uma negociaçãoentre o deputado do PSD Miguel Santos e o líder da bancada do Bloco, Pedro Filipe Soares, para que caísse uma alínea polémica e o texto pudesse ser aprovado. Este é o regresso de diferenças antigas no PSD, entre os conservadores e os liberais nos costumes? A Rita Tavares e o Vítor Matos foram procurar a resposta.

Toda a gente fala do glifosato, o herbicida mais usado no mundo. Onde está? Porque é utilizado? Corremos perigo? A Vera Novais explica tudo aqui.

Notícias surpreendentes

O novo filme de Luís Filipe Rocha, que estreia hoje, conta uma história de vingança. "Cinzento e Negro" passa-se entre Lisboa, o Faial e o Pico e o crítico de cinema Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. Há mais filmes para ver esta semana: a animação irlandesa “A Canção do Mar”; “A Lagosta”, que ganhou o Prémio do Júri no Festival de Cannes do ano passado; e “X-Men: Apocalipse”.

Uma página na Internet está a pedir uma mudança radical no Sporting. Sai Bruno de Carvalho, entra D. Duarte Pio. Num comunicado enviado ontem para as redações, e assinado por um tal "Aristocrata", fazia-se uma sugestão: "Tornar o Sporting Clube de Portugal o primeiro clube com uma liderança dinástica". Para quem ainda estiver a acordar, sublinhe-se a evidência: é humor.

Esqueça o biquíni, concentre-se nos fatos de banho. O conselho é da Ana Dias Ferreira, que apresenta 30 fatos de banho que conseguem ser sexy. Aviso da nossa editora de Lifestyle: este não é um artigo só para avozinhas ou para quem quer esconder a barriga.

Há muitas pessoas a voltar aos telemóveis antigos. É a maneira de escaparem à obrigação de estarem permanentemente ligadas. Danny Groner, gestor da agência de fotografias Shutterstock, avaliada em 1.200 milhões de dólares, explica o seu caso: "Passo treze ou catorze horas à frente de um ecrã. Não têm de ser dezassete".

A Relógio D'Água acaba de reeditar "Cândido ou o Optimismo". O crítico do Observador Carlos Maria Bobone diz que é o momento perfeito para reconhecer as delícias da magnífica prosa de Voltaire - e dá cinco estrelas ao livro.

Hoje começa mais uma edição do Rock in Rio - e o Observador vai seguir ao detalhe o primeiro festival de verão deste ano, com vários jornalistas nos diferentes concertos e um liveblog que permitirá acompanhar ao minuto tudo o que acontecer. Enquanto as portas não abrem, veja o programa completo de hoje e leia a história de um longo fascínio por Bruce Springsteen.

Ainda faltam várias horas para a música começar e muita coisa vai acontecer ao longo do dia. Por isso, já sabe: vá passando pelo Observador (ainda por cima, fazemos anos).
Até já
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário