segunda-feira, 13 de junho de 2016

Fernando Pessoa: Há 128 anos que nasceu o mais universal dos poetas

Assumiu-se como um "escritor por vocação" e é precisamente a escrita que faz dele um autor intemporal. Fernando Pessoa nasceu precisamente há 128 anos. A sua morte, em 1935, não representou o fim da sua obra. Pelo contrário.

Se ainda fosse vivo, Fernando Pessoa completaria hoje 128 anos. O mais universal dos poetas portugueses nasceu em Lisboa a 13 de Junho de 1888.

Autor de obra vasta e plural, escrita em português e em inglês - língua com a qual se familiarizou na África do Sul, onde viveu -, Pessoa deixou um extenso legado que só progressivamente tem sido dado a conhecer ao público.

No seu percurso, escreveu essencialmente sob o nome de três heterónimos (Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro) e fez nascer ainda um quatro (semi-heterónimo Bernardo Soares, a quem atribuiu a autoria de uma das suas obras mais imponentes: ‘O Livro do Desassossego’.

O autor publicou poucos textos em vida. Um deles foi ‘Mensagem’, em 1934, tendo a maior parte da sua obra sido publicada na segunda metade do século XX. Atualmente, continuam a surgir inéditos.

Numa nota biográfica que escreveu meses antes de morrer, em Lisboa, a 30 de novembro de 1935, Pessoa afirmou-se poeta e escritor "por vocação".

O espólio documental de Fernando Pessoa está depositado sobretudo na Biblioteca Nacional, mas há documentos do escritor na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, na Casa José Régio, em Vila do Conde, nas bibliotecas municipais do Porto e Ponta Delgada, e na posse dos herdeiros.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário