sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Fins de semana em Família no Museu

Durante o mês de Agosto, aos sábados, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, sediado na vila do Troviscal, promove a iniciativa “Fins-de-semana em família”, que visa incentivar todos os pais a trazerem os seus filhos ao Museu e juntos partirem à descoberta do património musical da região.
Os participantes vão poder fazer uma visita guiada às diferentes áreas e espaços do museu, desde as zonas de exposição até às áreas técnicas, dando a conhecer todo o trabalho realizado de âmbito museológico. A visita é gratuita e decorre entre as 14h00 e as 18h00. No final, os mais novos poderão levar consigo uma lembrança, como forma de celebrar a sua visita ao Museu em contexto familiar.
Para mais informações sobre a iniciativa “Fins-de-semana em família”, pode contactar diretamente o Museu de Etnomúsica da Bairrada, através do telefone 234 757 005 ou do endereço eletrónico memb@cm-olb.pt.
Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é um projeto da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. Para além de exposições temáticas, o Museu possui uma vasta coleção de instrumentos, partituras, gravações, documentação variada e depoimentos.
O Museu de Etnomúsica da Bairrada leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigidas a vários segmentos de públicos, desde as crianças à população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro mas de toda a região, contribuindo para um crescente conhecimento da música e das raízes culturais do nosso território, eternizando as nossas tradições, a nossa história e a nossa real identidade.
Para além do vasto espólio que possui, o Museu conta ainda com duas exposições abertas ao público. A exposição “O Rádio: Retrospetiva do século XX”, inaugurada em 2010 para comemorar os 75 anos de rádio em Portugal, celebra este importante meio de comunicação, demonstrando a sua preponderância junto das populações, desde os anos 20, com o aparecimento dos primeiros recetores, até à década de 70, numa viagem por quinze elementos que representam algumas das marcas e modelos mais significativos da sua história. Inaugurada este ano, a exposição temporária “Banda Filarmónica da Mamarrosa: 100 Anos ao Serviço da Cultura”, assenta em documentos e objetos físicos do Museu, celebrando o percurso secular da instituição, desde os tempos do seu fundador, Jaime de Oliveira, até aos dias de hoje.
Foto:diariodeaveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário