quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Foto de criança ferida em Alepo, na Síria, põe em destaque sofrimento dos civis

A imagem de uma criança de cinco anos ferida num bombardeamento a Alepo, sentada sozinha numa ambulância, coberta de pó, ferida e desorientada, pôs hoje em destaque o sofrimento dos 1,5 milhões de civis sitiados na cidade síria.

O rapaz da imagem, divulgada pelo grupo de ativistas antiregime Alepo Media Center, foi identificado como Omran Daqneesh, de cinco anos, vítima de um bombardeamento na quarta-feira à noite contra o bairro de Qaterji, controlado pelos rebeldes.

A imagem é um fotograma retirado de um vídeo, publicado na internet pela organização, que já foi visto por cerca de 100.000 pessoas, partilhado por milhares e publicado pela generalidade da imprensa internacional.

Segundo a ONU, há um mês que não entra qualquer ajuda humanitária na cidade, a segunda maior da Síria, no noroeste do país, centro dos combates entre as forças do regime e os grupos rebeldes e 'jihadistas'.

O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, insistiu hoje na urgência de uma trégua de 48 horas para deixar entrar "ajuda vital" em Alepo e, em protesto, suspendeu uma reunião de um grupo de trabalho sobre o acesso humanitário na Síria que juntou hoje em Genebra representantes de 20 países.
"Suspendi a reunião como símbolo do nosso profundo descontentamento pelo facto de, devido à ausência de uma trégua, a ajuda não estar a chegar à Síria", disse de Mistura à imprensa.

"Não faz sentido manter estas reuniões se não houver ação humanitária na Síria. Amanhã (sexta-feira) comemora-se o Dia Mundial da Ação Humanitária e só vemos combates, ofensivas, contraofensivas, mísseis, barris-bomba, atiradores furtivos, gases tóxicos e bombardeamentos", lamentou.

O enviado especial repetiu o pedido de uma trégua de pelo menos 48 horas: "Pedimos uma pausa (nos combates) de pelo menos 48 horas, insistimos nisto para fazer algo que seja minimamente significativo para Alepo. Estamos preparados para agir", disse.

Lusa


Foto: AMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário