Passada a "euforia" das Festas do Concelho, importava fazer uma auto-análise do que estas significaram para o autarca mirense e toda a sua vasta equipa, que empenhou-se árduamente na concretização deste que é o maior evento do Concelho.
Desta forma, a reportagem do Jornal Mira Online esteve à fala com Raul Almeida, para que este pudesse "dizer de sua justiça".
MO - Sr. Presidente, qual o balanço que faz das Festas de São Tomé deste ano?
RA - Faço um balanço bastante positivo! Houve dias em que aconteceram verdadeiras "enchentes", onde batemos recordes de pessoas no recinto. Procuramos, também, incrementar outras novidades como o "São Tomé Kids". Claro que houve alguns pormenores que não correram como esperávamos (é impossível atingirmos a perfeição!), mas no geral ficamos com a nítida sensação de que os mirenses estão a sentir um grande orgulho nas suas Festas, passando a mensagem para outros, trazendo-os, também.
MO - Na vertente económica, o que pode dizer-nos sobre este evento?
RA - Eu mesmo, pessoalmente, convidei alguns empresários a "apostarem" no São Tomé. Apesar de aceitarem de uma forma cética, fiquei muito contente com as palavras que nos transmitiram no fim do certame. Foram palavras de incentivo e, ao mesmo tempo, de reconhecimento de que valeu a pena estarem presentes. Este ano tivemos quase 50 expositores e, para o próximo, pretendemos aumentar este número, se possível.
MO - Alguém disse que, este ano, Mira teve, se calhar por não haver cruzamento de datas, "a sua Expofacic"...
RA - (Sorrisos) Obviamente não podemos comparar o incomparável! Cada uma destas Festas tem a "sua medida". Mas, de uma coisa temos a certeza: assim como a Feira de Cantanhede tem tido o seu crescimento sustentado anualmente, este também é o nosso objetivo, guardadas as devidas diferenças de proporcionalidade! Temos, aqui no Jardim do Visconde, um problema de espaço notório: por mais que queiramos "crescer", sabemos bem que esta não é uma área ampla onde podemos dar azo à imaginação... e não só! Também existe o enquadramento financeiro que nos impede de crescer sem termos os pés bem assentes no chão. Nunca o fizemos e nunca o faremos, pois a saúde financeira do Município é muito importante para que possamos continuar a realizar as obras necessárias em todo o Concelho! Temos que utilizar a criatividade para podermos crescer sem cometermos loucuras...
Foto  Raul Site
Com estas palavras, o Presidente da Câmara Municipal de Mira deixou a "sua" impressão global sobre os aspectos mais importantes das Festas que ocorreram em Julho. Havia muito mais a ser falado, não somente sobre este assunto, como outros, também deveras importantes. Por ter uma agenda exigente e extremamente carregada, resta-nos agradecer ao Presidente Raul Almeida a disponibilidade de conversar com a reportagem do Jornal Mira Online. Outras oportunidades acontecerão e, certamente, nelas serão dadas mais e novas informações.
Jornal Mira Online, por respeito à pluralidade de ideias, incentivando sempre que possível o debate e na procura única e constante do bem comum do Concelho, convida às forças vivas (políticas e não só) a darem o seu testemunho sobre este assunto, se assim o entenderem.
Francisco Ferra