quinta-feira, 18 de agosto de 2016

INVENTOR HOLANDÊS QUERIA FAZER O SEU GATO VOAR. TRANSFORMOU-O NUM DRONE


 
(dr) Bart Jansen
-
Bart Jansen ficou conhecido quando decidiu transformar o seu gato num drone. Aquilo que era uma homenagem passou a ser uma grande oportunidade de negócio.
A história de Bart Jansen começa no ano de 2007, mais precisamente quando decidiu colecionar e embalsamar animais mortos, escreve a BBC.
O inventor profissional inscreveu-se em aulas de taxidermia – a arte de embalsamar animais – e ficou conhecido depois da homenagem excêntrica ao seu gato Orville.
Como o seu animal de estimação tinha o mesmo nome que Orville Wright, um dos irmãos norte-americanos aos quais se atribui a invenção do avião, Jansen decidiu que iria fazê-lo voar.
“Com isso em mente, a homenagem ao meu gato morto tinha de ser essa. Desenhei um gato com uma hélice a sair das costas e disse: ‘vamos fazer dele um helicóptero‘”, conta.
Para isso, o inventor decidiu pedir ajuda ao engenheiro Arjen Beltman, um especialista em drones.
“Trabalhámos no helicóptero Orville durante um ano, de forma intermitente. O custo do projeto, a contar só com os materiais, foi de 2.500 euros“, explicou.
Mas o ‘gato drone’ não foi o fim do projeto. A proeza foi tão falada que Jansen viu uma boa oportunidade de negócio e já transformou outros animais.
No currículo estão, por exemplo, ratos, tubarões e avestruzes mas ainda um texugo que foi transformado em submarino.
(dr) Bart Jansen
-
A maioria dos pedidos vem dos Estados Unidos, mas o inventor alerta sempre que o produto final não vai ser muito parecido com o animal.
“Orville não é o mesmo gato que era quando estava vivo. Está muito diferente”, afirmou.
Neste momento, o inventor está a tentar transformar uma vaca num helicóptero que sirva para transportar pessoas.
Apesar desta ideia ter sido um sucesso, nem todos gostam do trabalho de Jansen e Beltman.
Os dois são muito criticados, sobretudo nas redes sociais, tendo sido apelidados de “loucos”, “insensíveis” e “disparatados”.
ZAP / BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário