sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O SEXTO SENTIDO EXISTE MESMO – E ESTÁ NOS NOSSOS GENES


 
Um recente estudo norte-americano vem revelar que o sexto sentido está, afinal, presente nos nossos genes, embora algumas pessoas não consigam “despertá-lo”.
O sexto sentido é normalmente associado à intuição, a capacidade de “sentir” algo mesmo que não se saiba o que é ou porque o sentimos.
Um recente estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) vem revelar que o sexto sentido corresponde à propriocepção, ou cinestesia: a perceção ou sensibilidade da posição, posicionamento, deslocamento, equilíbrio, peso e distribuição do próprio corpo e das próprias partes, sem recorrer à visão.
Esta característica está, afinal, presente nos genes humanos, embora algumas pessoas não consigam “despertá-la”.
Para o estudo, revela o LiveScience, os investigadores norte-americanos analisaram o gene PIEZO2 (já anteriormente associado a esta capacidade de perceber onde está o corpo no espaço) e a forma como atua nas proteínas mecânico-sensíveis que determinam a capacidade de sentir.
Para tal, recorreram a um grupo de pacientes com ou sem uma mutação rara nesse gene e com problemas articulares e/ou escoliose, que tiveram que realizar uma série de testes de equilíbrio e movimento, alguns deles com os olhos tapados.
Após esta fase de análise, a equipa de investigadores do NIH concluiu que as pessoas que possuem uma mutação no gene PIEZO2 são “cegas ao toque”, ou seja, “os seus neurónios não são capazes de detetar o toque ou movimentos dos membros”, explicou Alexander Chesler, um dos mentores do estudo, publicado na semana passada no New England Journal of Medicine.
Para os investigadores, frisa o LiveScience, o gene em causa está relacionado com mutações musculo-esqueléticas, podendo, por isso, justificar o facto de as pessoas com a mutação não terem uma perceção real do corpo no espaço, mas conseguirem sentir dor, coceira e temperaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário