quarta-feira, 28 de setembro de 2016

ÓDIO EXACERBADO E GANÂNCIA ILIMITADA

FotoOs recentes atentados em Paris, (130 mortos e 350 feridos), comoveram e encheram de dor o mundo.  Tragédias assim nos fazem pensar sobre a insanidade humana e questionamos por que isso acontece, por que os líderes do Estado Islâmico não mudam seus bárbaros comportamentos.
Sim, porque isso é possível, principalmente após ouvir o testemunho de Antoine Leiris, dirigido aos assassinos de sua mulher, Hélène, morta no Bataclan. O testemunho inicia de forma surpreendentemente inteligente, lógica e racional dizendo: “Vous n’aurez pas ma haine” (vocês não terão meu ódio), e dentre outras coisas que comovem, Antoine finaliza assim: “Não tenho mais tempo para dedicar a vocês, tenho que me unir a Melvil, que está acordando de sua soneca. Ela tem apenas dezessete meses...”
Atitudes assim tocam a nossa alma.  Fazem crer que nem tudo está perdido; o homem ainda guarda em seu íntimo um pouco de DEUS.
Nunca podemos ceder ao ódio. Precisamos mudar no sentido de crescer espiritualmente, aproximando-nos de Deus e nunca nos distanciando dele.  E nossa transformação exige mudança de hábitos; fazendo coisas que não gostamos de fazer, surpreendendo as pessoas a nossa volta.
Ódio é sentimento letal. A atual situação político-econômica-social da Venezuela é extremamente séria e exige reflexão profunda.  O país está um caos geral e Nicolás Maduro prossegue solene em seu desvario socialista-bolivariano.  Assassinando líderes oposicionistas, matando inocentes cidadãos na pancada e na bala, sem dó nem piedade .
Segue célere a política anti-imperialista, esta mesma ideologia política que a dupla Lula-Dilma deseja ferrenhamente implantar no Brasil, com a ajuda filosófica dos irmãos Castro e ajuda providencial do foro de São Paulo e Unasul e outros arruaceiros sem moral, sem ética e sem vergonha na cara.  Que país é este que não enxerga o óbvio?
Mas a vitória de Mauricio Macri na Argentina, talvez seja o primeiro prego no caixão desta sórdida campanha socialista-bolivariana que intenta tomar toda a América Latina.
O ódio aos cristãos é uma característica ímpar nos integrantes do Estado Islâmico, assim como nos comunistas de todas as siglas. O socialismo bolivariano do finado Chaves e amadurecido com Maduro é só uma delas.
Dilma é comunista de carteirinha. Lula é o socialista que quer dividir o dinheiro de todo mundo, mas ai daquele que mexer com o seu dinheiro. Paradoxo é com ele mesmo.
Mas a ganância é grande loucura e acho prudente avisar os incautos que estas coisas não ficam barato não. Se você tem pouco, saiba viver com pouco. E esforce-se para mudar os cenários. Jamais odeie os ricos e sempre ame a todos, especialmente os mais frágeis. Nunca tenha preconceitos. Esvazie-se de si mesmo.  Saiba dominar-se.
Delcidio Amaral, André Esteves e José Carlos Bumlai são os exemplos emblemáticos desta semana.  O que nos reserva a semana vindoura?

Curitiba, 27 de novembro de 2015.

João António Pagliosa – Engenheiro Agrônomo

Nenhum comentário:

Postar um comentário