quarta-feira, 28 de setembro de 2016

UMA EM CADA QUATRO BAIXAS CANCELADAS DEPOIS DE FISCALIZAÇÃO


 
COD Newsroom / Flickr
-
Segurança Social fez 1.777 fiscalizações extraordinárias a baixas prolongadas e concluiu que um quarto dos convocados estavam aptos para trabalhar.
De acordo com o Jornal de Notícias, o regime de fiscalização extraordinária a baixas prolongadas e sem registo de verificação por junta médica da Segurança Social já abrangeu 1.777 pessoas e levou ao cancelamento de quase 450 dessas baixas, ou seja, um quarto dos beneficiários verificados.
Neste grupo estão pessoas que se encontram de baixa há mais de 40 dias consecutivos e que nunca chegaram a ser convocadas pelo Serviço de Verificação de Incapacidade Temporária (SVIT), ou que foram convocadas mas não compareceram na junta médica.
No início do verão, entrou em vigor o regime de fiscalização extraordinária a baixas prolongadas e sem registo de verificação por junta médica, uma medida extraordinária que integra o plano de luta contra a evasão e fraude contributivas, que foi apresentado por António Costa em maio.
Estima-se uma poupança 60 milhões de euros até ao final de 2016 com estas inspeções.
O reforço das fiscalizações é uma das prioridades do Governo para o futuro, tendo em conta que o número de baixas por doença tem vindo a aumentar nos últimos anos – e, consequentemente, os gastos do Estado em subsídios e apoios às famílias.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário