sexta-feira, 11 de novembro de 2016

360º -- O adeus a Cohen, as histórias do Governo dos 11 dias, o que ficou da Web Summit e os day after Trump

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... morreu Leonard Cohen. Morreu o maior (perdoem-me a adjetivação, é pessoal). O cantor, poeta, escritor, compositor e tantas coisas mais canadiano tinha 82 anos e acabara de lançar o seu 14º disco de originais, onde desafiava a morte e cantava sobre funerais... dos outros. O seu Hallelujah é uma das canções mais cantadas de sempre. So long Leonard. E obrigada.
No Afeganistão, um ataque talibã com um carro armadilhado contra o consulado da Alemanha fez cinco mortos e 120 feridos.

Na novela da CGD, a notícia de hoje (no Público) é a de que seis administradores recusam mesmo entregar as declarações de rendimentos ao Constitucional e só o farão se lhes for garantido sigilo. Por isso Presidente e Governo estarão preparados para perder a gestão do banco público. O Negócios, contudo, escreve que Marcelo terá forçado uma solução e que os gestores cumprirão a lei.


Os nossos Especiais
O mundo ainda digere a vitória de Trump nos EUA. O tempo é de análises, busca por explicações e interrogações. 

(Todas as reportagens, análises e notícias da eleição de Donald Trump estão reunidas aqui

A Web Summit terminou. Para o ano há mais. Marcelofoi a estrela do dia em que Paddy Cosgrave prometeu 80 mil pessoas em 2o17.
Todas as reportagens e notícias destes quatro dias de Web Summit estão reunidas aqui


Outra informação relevante
Fez ontem um ano do Governo mais curto de sempre.Carrinhos otimistas, um enjoo matinal, boleias na saída e uma música de Rui Veloso são algumas das histórias desse Governo Passos/Portas que antes de o ser já não o era. A Rita Dinis e o Rui Pedro Antunes contam o que se passou naqueles onze dias.

Pedro Dias ficou em prisão preventiva. O ex-fugitivo mais procurado de Portugal foi recebido por insultos no tribunal, mas antes de se entregar às autoridades deu entrevistas à RTP (passa hoje à noite) e também ao Jornal de Coimbra. Onde fala em "equívocos" e insinua que a GNR tem muitas explicações por dar.

Assunção Cristas já arrancou com a sua campanha autárquica para a câmara de Lisboa. Ontem reuniu-se com Pedro Santana Lopes (provedor da Santa Casa e seu putativo adversário se decidir ser o candidato do PSD).

O Governo recuou e já não vai concessionar o forte de Peniche. O local sai assim da lista de do programa Revive, que prevê quel dezenas de monumentos históricos degradados em todo o país sejam reabilitados e explorados por privados. A decisão surge após muitas críticas, sobretudo do PCP.

Portugal não quer negociações bilaterais sobre o Brexit.Santos Silva foi a Berlim desencorajar qualquer tipo de discussão à margem do Conselho Europeu.


Notícias surpreendentes

Toni faz a viagem de uma vida de 70 anos em Questões do Forno Interno, do Rui Miguel Tovar. É o desfiar de um passado glorioso graças a uma memória prodigiosa, que vai de Matateu a Suker. Mas para ele, o maior mesmo foi Chalana.

Com o fim de semana à porta, boas sugestões são sempre bem vindas. Como o terceiro capítulo de comer bem e barato em Lisboa, que o Tiago Pais dedica ao Príncipe Real.

Se está pelo Porto, tem o festival de cinema documental Porto/Post/Doc. Recomendamos-lhes dez títulos, entre o cinema novo brasileiro, Iggy Pop ou arquitetura.

Há também novos discos para ouvir. De Gisela João, "Nua", ou o de Rita Red Shoes, 'HER'. 'HER' foi gravado em Berlim e o Observador tem vindo a apresentar em primeira mão todo o making of.

E que tal viajar sem escolher o destino? É isso que faz a Chocolate Box. Só tem de dizer a data, que actividades prefere e onde não quer mesmo ir. Depois, abra a caixa e veja a surpresa que lhe calhou.

Já no Observador pode viajar entre as notícias, as reportagens e entrevistas, as grandes histórias e as boas sugestões. Cá estaremos à sua espera.

Tenha um bom fim de semana 
Deixo-o com Cohen, o maior (repito convicta). 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_____________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário