José Fresco é um homem muito conhecido pelas terras de Mira. Empresário há muitos anos, coordena atualmente 3 lojas: os Eurocompras da Praia de Mira e do Seixo e o Pingo Doce, em Mira.
Talvez por isso, pelo stress que esta vida empresarial acarreta, este benfiquista de quatro costados nutre uma paixão enorme pelo desporto. Mas, engana-se quem pensa que desporto, para ele, resume-se ao seu benfiquismo!
O que José Fresco e seu irmão, António, que também é empresário mas reside em Lisboa gostam,é da adrenalina de fazer curvas em altas velocidades e apontar sempre como destino, a meta final!
Sim, correr com um clássico nas mãos é algo que traz a estes homens uma alegria enorme - embora sempre causem preocupações extras aos familiares que os apoiam, mas sentem um nervoso miudinho a cada prova - e é lá, em cada rampa ou em cada circuito que eles gostam de estar de vez em quando...
História
dsc_0005
Tudo começou depois de 1974, quando o conhecido Mabeco, vindo de Angola, trouxe consigo o "bichinho das corridas", conta-nos José Fresco, com os olhos a brilhar - é sempre assim quando fala de corridas!.
António era, na altura o navegador de Mabeco, enquanto José ficava por detrás das cortinas, fazendo o papel de Team Manager.
Já nos anos 90 aconteceu um interregno neste percurso, com a vida empresarial sendo cada vez mais exigente, mas de tal forma o bichinho permanecia que em 2012, formaram a Frescosport, uma equipa que participa em provas de velocidade e de rali, com os dois irmãos a revezarem-se ao volante.
Tendo ficado em 3º lugar logo no primeiro ano de existência, a equipa Frescosport tem ganho, ao longo do tempo, experiência, qualidade e, principalmente, "muitos e bons amigos", diz-nos, José.
Aliás, o "fantástico ambiente, o desportivismo e a cordialidade entre todos os competidores" é o ponto forte desta empreitada que, apesar de todos os cuidados financeiros, não sai barata. Afinal, trata-se de um desporto caro, o motorizado...
Mas, a carolice está bem patente neste projeto, também. Conseguindo alguns sponsors (quem prepara os carros é a HBC de Coimbra, por exemplo), lá vão eles para a estrada novamente este final de semana, levando alguns - bastantes, por vezes - amigos,também entusiasmados adeptos das corridas. O destino desta vez está traçado: a Serra da Lousão, um belíssimo palco natural será onde a Frescosport dará luta, domingo, dia 13 de Novembro.
Com eles estará, por exemplo, Nuno Borralho, engenheiro mecânico, que é o técnico de pista da equipa. Competente profissional que trabalha na Pneusmir, uma forte empresa familiar local, gerida pelo pai, António Borralho.
Como se vê, numa  terra pequena como Mira, também é possível formar-se uma pequena equipa de desporto motorizado, provando que o Concelho também nesta área tenta diversificar a sua oferta, muito por conta da sociedade civil que se une em torno de um projeto, por mais modesto que possa parecer.
De Mira saem pilotos, mecânicos, técnicos e patrocinadores. De Mira, partem eles sempre rumo a um destino diferente - competem entre 8 a 10 corridas por ano - e em Mira já se começa a mobilizar uma pequena franja de adeptos do desporto, no sentido de, a médio prazo, poder ser organizada uma prova com estatuto nacional, nesta localidade.
fresco2
Obviamente, as exigências são muitas e as dificuldades imensas. Os obstáculos são poderosos, mas o Município, que está a começar a dar algum apoio, pode contribuir de forma decisiva para que mais este pequeno sonho destes homens possa se tornar realidade.
Como tudo na vida, António, José e seus pares vão lutando para alcançar outros patamares. Mas, eles relembram aquilo que nenhum de nós devia esquecer: antes dos lugares e dos pontos, existe algo chamado camaradagem, e este é um bem que classificação alguma deve ultrapassar.
A verdade é que ninguém gosta de perder, seja em que desporto for ou no que for na vida... mas, acima de tudo, o importante é notar que o fanatismo, o clubismo que tantas vezes roça à má educação, estão cada vez mais fora de moda. Importante mesmo é acelerar, terminar bem e desfrutar do momento!
Mira Online