terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A MENINA QUE RELATAVA A GUERRA NA SÍRIA FOI APAGADA DO TWITTER


 
Bana Al-Abed / Twitter
Bana, menina síria de 7 anos, relata no Twitter que está "a ler para esquecer a guerra".
Bana, menina síria de 7 anos, relata no Twitter que está “a ler para esquecer a guerra”.
A conta do Twitter de Bana Alabed, a menina de 7 anos que relatava diariamente a guerra em Aleppo, foi apagada no domingo, quando as tropas sírias invadiram o leste da cidade para expulsar os rebeldes.
A conta foi criada em setembro pela mãe da menina, Fatemah, que descrevia pelos olhos de Bana o conflito que prossegue na cidade de Aleppo – que está nas mãos dos rebeldes e que o Governo de Bashar Al-Assad tem cercada há cerca de três meses.
Seguida por mais de 100 mil pessoas, Bana escrevia em inglês com a ajuda da mãe e partilhava vídeos onde se observava claramente o cenário de guerra e as ruínas da cidade síria.
Numa das publicações na rede social, a menina conta como uma bomba caiu mesmo ao lado da sua casa e como outra destruiu a casa da sua melhor amiga, matando-a.
Ainda estamos vivos” escreveu a mãe de Bana noutra publicação no Twitter, a par de um vídeo com os seus três filhos a acordarem.
Os tweets de Bana chamaram a atenção de JK Rowling, a autora da saga Harry Potter, que lhe enviou todos os seus livros depois de a menina ter revelado que gostava de ler para “esquecer a guerra”.
Na última publicação partilhada na conta, a mãe de Bana redigiu uma espécie de mensagem de despedida.
“Temos a certeza de que o exército vai capturar-nos agora. Vemo-nos noutro dia, querido mundo. Adeus”, escreveu Fatemah.
A conta do Twitter foi apagada no domingo, e desde então várias pessoas têm mostrado preocupação com o “desaparecimento” de Bana e da sua mãe, com a hastag #Whereisbana.
O exército sírio iniciou uma nova ofensiva para recuperar Aleppo a 15 de novembro e tem bombardeado o leste da cidade com ataques aéreos, bombas e fogo de artilharia.
Este domingo, o exército sírio e forças aliadas conquistaram um novo bairro no leste da cidade de Aleppo e controlam agora dois terços do antigo bastião dos rebeldes.
Estima-se que pelo menos 319 pessoas tenham morrido nas ofensivas do Governo no leste de Aleppo, incluindo 44 crianças.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário