terça-feira, 6 de dezembro de 2016

MAIS DE 3 MIL CONDUTORES MULTADOS POR NÃO SABEREM CIRCULAR EM ROTUNDAS


 
Miguel Cortés / Flickr
Rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa
Mais de três mil condutores foram multados por circular de forma incorreta nas rotundas nos últimos três anos e desde a entrada em vigor das alterações ao Código da Estrada, em 2014.
A obrigatoriedade de só circular na faixa mais à direita quando se vai sair foi uma das mais de 60 alterações introduzidas à lei a 1 de janeiro de 2014, destaca o Jornal de Notícias.
Segundo o “novo” Código da Estrada, se o condutor pretender “sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita. Se pretender sair da rotunda por outra via de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída anterior àquela por onde pretende sair”.
Outra mudança observada foi a redução da taxa de álcool para condutores recém-encartados e profissionais – para 0,2 gramas de álcool por litro de sangue.
De acordo com os dados divulgados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, em 2014 foram registadas 1104 infrações do género. Este número cresceu para 1127, em 2015 e, só este ano, já foram registadas 964 multas.
Os portugueses que foram apanhados a cometer infrações em rotundas terão pago multas entre os 60 e os 300 euros.
“Uma das principais dificuldades que os condutores sentem tem a ver com o facto de as rotundas não terem todas a mesma configuração”, diz ao JN o major Paulo Gomes, da Divisão de Trânsito da GNR.
A GNR refere que não faz fiscalizações específicas à circulação em rotundas, e muitas das infrações são detetadas quando os militares se encontram a circular no trânsito, em serviço.
BZR, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário