quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

ESTUDANTES RECRIAM MEDICAMENTO E HUMILHAM O EMPRESÁRIO MAIS ODIADO DO MUNDO


 
No ano passado, o empresário do ramo farmacêutico Martin Shkreli tornou-se um dos homens mais odiados do mundo e, ainda que não seja muito nobre admitir tal sentimento, neste caso é difícil negar a razão de tanto desamor.
O Dono da Turing Farmaceutics, Martin Shkreli comprou, por 55 milhões de dólares, os direitos de exploração do Daraprim, um medicamento utilizado no tratamento contra a SIDA.
Depois, o empresário aumentou o preço do medicamento em mais de 5.000% – de 13 para 750 dólares (670 euros) por comprimido.
Mas parece que quem ri por último, ri melhor. Segundo o Sydney Morning Herald, um grupo de alunos de uma escola em Sidney, na Austrália, conseguiu desenvolver o princípio ativo do Daraprim a um custo de apenas 20 dólares.
E o motivo que levou os jovens estudantes, com idades entre os 16 e 17 anos, a dedicar um ano das suas vidas ao projeto foi precisamente o de desfazer o que dizem ter sido uma monstruosa injustiça por parte de Martin Shkreli.
“Aumentar o preço do Daraprim foi totalmente injustificável e errado eticamente. É um medicamento capaz de salvar vidas e muita gente nem pode adquiri-lo”, disse um dos alunos.
Martin Shkreli, CEO da Turing Pharmaceuticals – durante uns dias, O Homam Mais Odiado do Mundo
“Os alunos transformaram materiais baratos em algo realmente valioso”, disse Alice Williamson, professora na Universidade de Sidney.
“Se é possível criar o medicamento de forma tão barata numa escola, então não há desculpas para cobrar tanto, especialmente a quem realmente precisa e não podem pagar”, afirmou.
Já Martin Shkreli tratou com indiferença a proeza dos estudantes, lembrando que o preço do Daraprim inclui custos de trabalho e fabrico, mas sem justificar o aumento do preço.
Em 2015, Shkreli quis aumentar novamente o preço de um medicamento – usado no tratamento a doença de Chagas, um vírus que pode provocar problemas cardíacos significativos.
Num outro caso, Shkreli lançou a revolta entre os fãs dos Wu-Tang Clan, por ter gasto milhões de euros a comprar a única cópia de um álbum da banda de hip-hop americana, anunciando publicamente que nem sequer pretendia ouvi-lo.
O empresário terá ainda tentado comprar um álbum de Kanye West por dez milhões de dólares, com o intuito de impedir que este fosse lançado ao público, mas acabou por ser alvo de uma fraude e perder 15 milhões de dólares.
Talvez por tudo isto, os utilizadores das redes sociais parecem estar a adorar ver “o maior idiota do mundo” ser superado por um grupo de estudantes motivados apenas pela própria inteligência e por boas intenções.
ZAP / Hypeness

Nenhum comentário:

Postar um comentário