quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

MNE dá 20 dias para levantamento de imunidade dos filhos do embaixador do Iraque

Resultado de imagem para ME dá 20 dias para levantamento de imunidade dos filhos do embaixador do Iraque
Numa nota enviada às redações, o Ministério Público adianta sobre este assunto que quer ouvir os filhos do embaixador do Iraque como arguidos.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) convocou o embaixador do Iraque em Portugal e renovou o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos seus filhos, no âmbito do caso da agressão de um jovem em Ponte de Sor.
Numa nota enviada à comunicação social, o MNE explica que deu um prazo máximo de 20 dias úteis para o Estado iraquiano responder.
"O MNE convocou o Embaixador do Iraque, tendo-lhe entregue, hoje mesmo, a Nota Verbal que renova o pedido de levantamento da imunidade diplomática dos seus filhos. (...) Considerando a extensão da certidão extraída dos autos e o facto de estar redigida em português, o MNE solicitou a resposta formal ao seu pedido no prazo máximo de 20 dias úteis.", pode ler-se na referida nota.
O MNE adianta que este pedido surge um dia depois de ter recebido da Procuradoria-Geral da República "um ofício" onde a PGR reafirma, "relativamente ao inquérito sobre os acontecimentos ocorridos em Ponte de Sor, no passado mês de agosto, a necessidade de proceder ao levantamento da imunidade diplomática de que beneficiam dois filhos do Embaixador do Iraque em Lisboa".
Numa nota enviada à comunicação social esta quarta-feira, o Ministério Público esclarece que é imprescindível para a investigação do caso o levantamento, pelo Estado iraquiano, da imunidade diplomática dos dois filhos do embaixador do Iraque.
"Na sequência da análise da resposta do Estado Iraquiano, o MP considera essencial para o esclarecimento dos factos, ouvir, em interrogatório e enquanto arguidos, os dois filhos Embaixador do Iraque em Lisboa, sendo, assim, imprescindível para os autos o levantamento da imunidade diplomática", refere o esclarecimento da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Fonte:TSF
Foto: © Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário