quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Idosos ajudam Arquivo Municipal a identificar fotos antigas

O Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha está a desenvolver um trabalho de parceria com a Irmandade da Misericórdia com vista a identificar fotos antigas do espólio do Foto Gomes. Na tarde de 16 de fevereiro, técnicos do Município reuniram-se com cerca de 40 utentes da IPSS e projetaram 110 imagens, tendo sido identificadas cerca de 60 pessoas.

  O Fundo da antiga casa Foto Gomes foi doado ao Arquivo Municipal em 2013 e é composto por cerca de 234 mil registos, correspondentes ao período entre 1935 e 2008. As imagens estão na sua maioria identificadas, pois vinham acompanhadas de livros de registo, que indicam quem encomendou as fotografias. No entanto, foram encontradas cerca de 2 mil imagens sem registo e são estas fotos que os técnicos do Arquivo irão apresentar nos encontros mensais com os utentes do Lar da Irmandade da Misericórdia.

A generalidade das fotografias projetadas foram retratos tirados na década de 1930, intercaladas com imagens de grupo – a turma de uma escola primária, um grupo de raparigas mascaradas para o Carnaval, entre outras.

  Delfim Bismarck, Vereador responsável pelo Arquivo Municipal, esteve presente na primeira sessão e afirma que o resultado positivo da iniciativa superou as suas expetativas. Mas o autarca salienta que, mesmo que não se tivessem identificado tantas pessoas, teria valido a pena, pois “foi gratificante ver a interação entre os utentes, vê-los recordar outros tempos e pessoas e a auxiliarem-se entre si.”

O próximo encontro com os utentes do Lar da Irmandade da Misericórdia vai ser em março e os técnicos do Arquivo Municipal preveem projetar o mesmo número de imagens, ou seja, cerca de cem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário