quinta-feira, 30 de março de 2017

360º - Hepatite A: 12 respostas para saber tudo sobre que vírus e que surto são estes; e dois problemas na banca: Montepio e Novo Banco

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o Montepio domina as capas dos jornais. Em entrevista ao Público e à Renascença, Mário Centento, questionado se está descansado sobre o banco, responde que só está descansado em relação ao seu "trabalho". No DN a notícia é que o Governo quer a Santa Casa na solução que vier a ser encontrada para o banco. Já o Negócios conta que o Montepio tem 10% de um grupo brasileiro que era sócio de Ricardo Salgado.

Ontem soube-se que Tomás Correia, ex-presidente do Montepio, é arguido num novo inquérito nascido da Operação Marquês. Terá recebido 1,5 milhões de euros para aprovar um financiamento ao construtor da Amadora José Guilherme (um nome que cruza vários processos). 

Montepio que apresentou contas: os prejuízos do banco baixaram para 86,5 milhões de euros.

Noutros temas, a guerra à Uber continua sem da tréguasOs motoristas da plataforma estão a ser notificados para pagar multas que vão até 15 mil euros por serviços de táxi ilegal. E os taxistas vão exigir ainda mais num encontro hoje no IMT.




Outra informação relevante

O número de casos de hepatite A não pára de aumentar e o surto cada vez está mais espalhado, quer em Portugal quer na Europa. Mas que vírus e que surto são estes? Como se transmite? As 12 respostas mais importantes estão num Explicador da Marlene Carriço. 

Já há 115 casos portugueses confirmados, sobretudo na Grande Lisboa, mas também em Coimbra. Metade dos doentes está internada e a maioria são homens na casa dos 30 anos. O presidente da Ilga diz que "não é por serem gays, mas por terem comportamentos de risco". Um deles será uma prática sexual que alarma os especialistas, o Chemsex.

No Brexit, os papéis foram entregues. Mas as negociações das partilhas ainda só agora começaram. Theresa May fez sete pedidos à Europa; Bruxelas respondeu com nove avisos. As reações incluíram muito desalento, mas também alguns brindes. Por cá, o CDS quer que Portugal esteja no debate sobre a saída do Reino Unido e Marcelo pode uma boa resposta da Europa.

O assunto da semana continua a ser a venda do Novo Banco, que deve ficar concluída até sexta-feira. A Ana Suspiro foi ver qual pode ser afinal o impacto deste negócio nas contas públicas? Em entrevista à TSF, Teixeira dos Santos diz preto no branco aquilo de que já desconfiávamos: "Nós vamos todos pagar isto"

Enquanto esta conta não aparece, há algumas boas notícias. O Banco de Portugal reviu em alta o crescimento da economia nacional. Mas calma: serão precisos três anos para recuperar os níveis de 2008. 

Há um consenso total (iuupppi!) em relação à data das autárquicas. Todos os partidos escolheram o dia 1 de outubro. A data deve ser hoje formalizada em Conselho de Ministros.

A Polícia Judiciária lançou a segunda fase da sua operação Jogo Duplo, sobre corrupção no futebol (jogos comprados). Foram detidos cinco jogadores da II Liga e um elemento da claque Super Dragões. Está em causa a combinação de resultados desportivos para favorecer apostas ilegais, sobretudo asiáticas. O CM revela hoje que um dos jogadores envolvidos será Abel, campeão mundial sub-20 em Riade.

Ainda na Justiça, o homem condenado pelo rapto de Rui Pedro (que desapareceu aos 11 anos) foi libertado. Afonso Dias cumpria uma pena de três anos e saiu em liberdade condicional.

Um salto aos EUA, porque há mais uma derrota para Trumpum juiz do Havai não aceita reverter ou limitar o bloqueio ao 'travel ban'. Entretanto, Ivanka Trump vai mesmo ser funcionária pública na administração do pai: mas o emprego não será pagoE Hillary está de voltacom recados para o presidente que a bateu e um novo lema

Uma nota final para a entrevista de Bruno de Carvalho na TVI. O presidente do Sporting falou do castigo de 113 dias e garantiu que tentou sempre "defender os árbitros, não acusá-los". Mas sabe mesmo do quê e porque se queixam o Benfica e o Sporting? O Bruno Roseiro explica.


Os nossos Especiais

A direita europeia está reunida em Malta. Mas que peso tem realmente o PPE? É só Merkel que manda nos populares europeus? E Passos, conta? As perguntas e as respostas estão no texto do Rui Pedro Antunes a quem roubo o título: PPE é quando a direita se junta. E no fim, manda a Alemanha?

Depois de conhecida a execução orçamental de fevereiro, já é possível começar a olhar para o défice de 2017. A analista Ana Vicente pergunta se teremos um défice mais que perfeito este ano?


A nossa opinião



Notícias surpreendentes
O esperado Galaxy S8, o rival do iPhone, foi finalmente apresentado. O Pedro Esteves conta o que é que este telemóvel tem de especial (além de não explodir) e quais foram as outras novidades da Samsung.

Começa hoje um dos maiores eventos gastronómicos da capital: o Festival Peixe em Lisboa. E este ano há uma eleição especial: qual o restaurante que tem as melhores pataniscas? O Tiago Pais visitou os dez finalistas e testou-lhes os argumentos.

Ronaldo viu o seu nome inscrito numa placa do aeroporto da Madeira, mas o que realmente deu nas vistas foi o busto do jogador. E não vale a pena estar com paninhos quentes: é ridícula, horrível. Mostra um CR7 transfigurado. Não faltaram artigos nos jornais de todo o mundo (até o New York Times falou do tema) e, claro, as redes sociais encheram-se de brincadeiras de ir às lágrimas. É caso para dizer que Ronaldo não tem sorte com as suas estátuas: há sempre pormenores  aparentemente exagerados.

Sem exageros, são magníficas, absolutamente magníficas as fotos que valeram ao açoriano Luís Godinho ser considerado o melhor fotógrafo português para a Sony. Foram tiradas no Senegal, a preto e branco, e ele quer torná-las uma forma de ajudar as crianças africanas. A Marta Leite Ferreira falou com o Luís, que quando não anda pelo mundo fotografa casamentos nos Açores.

A primeira entrevista a Teresa Leal Coelho como candidata (polémica) do PSD à câmara de Lisboa acontece hoje, a partir das 11h00, no Observador. Pode seguir em direto no site, e fazer perguntas no Facebook e no Twitter. À noite terá a transcrição completa num artigo especial. Além, claro, de toda a restante informação do dia. 

Tenha uma feliz e produtiva quinta-feira
deixo-o com uma última sugestão de cinema: estreia hoje “Ghost in the Shell”, com Scarlett Johansson (mas o Eurico de Barros não gostou de a ver perdida entre clichés da ficção científica).
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário