quinta-feira, 30 de março de 2017

Esperança média de vida em Portugal deverá chegar aos 90 anos

Previsão é do Instituto Nacional de Estatística para 2080. Progressivamente, os portugueses vão vivendo cada vez mais tempo.
As projeções da população apresentadas esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam para um aumento de quase 10 anos na esperança média de vida à nascença em Portugal nos próximos 60 anos.
Atualmente, este número ronda os 77,36 anos para os homens e pode passar para 87,38 anos em 2080. Nas mulheres o aumento será de 83,23 para 92,1. E estes não são os cenários mais otimistas, pois há projeções em que se prevê que os futuros portugueses vivam ainda mais tempo.
INE
Feitas as contas, o INE fala num aumento de 10,02 anos de vida para os homens e de 8,87 anos para as mulheres, que se vai sentir progressivamente ao longo das próximas décadas.
A presidente da Associação Portuguesa de Demografia considera estas previsões realistas. Maria Filomena Mendes admite que há uma série de fatores que podem alterar estas projeções, mas os números do INE são perfeitamente possíveis sobretudo se tivermos em conta a "espetacular" subida na esperança de vida que se registou nas últimas décadas em Portugal.
O país já tem das populações mais envelhecidas do mundo, mas a demógrafa explica que ainda há causas de morte que hoje fazem as pessoas morrer, com alguma frequência, demasiado cedo. Causas relacionadas com a saúde, doenças e que se prevê que nas próximas décadas sejam mais controladas, evitando as chamadas mortes prematuras (antes dos 70 anos).
O INE sublinha que a esperança de vida à nascença reflete os níveis de mortalidade de uma população ao longo de todas as idades e é um indicador de síntese das condições de mortalidade de uma população, sendo "amplamente utilizado para aferir as melhorias nos níveis de mortalidade de um país, quer ao longo do tempo, quer por comparação com outros países".
Fonte: TSF
Foto: Tony Dias/Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário