quinta-feira, 30 de março de 2017

LITERACIA FINANCEIRA ! Só 19% dos portugueses poupam para a reforma

Apesar do aumento da percentagem de indivíduos que se estão preparam para a aposentação, 78% dos portugueses continuam a não poupar.
Fotografia: direitos reservados
Apenas 19% dos portugueses estão a poupar para a reforma, mas, mesmo assim, esta percentagem está acima da registada em 2016, apenas 13%. As contas a prazo continuam a ser o produto financeiro de eleição para as economias, com 11%. Planos de Poupança Reforma (2%), investimentos em produtos bancários (2%), mealheiros tradicionais (2%) e certificados de aforro (1%) são menos comuns. Os dados são do estudo sobre literacia financeira realizado pelo Cetelem, hoje divulgados. Apesar do aumento da percentagem de indivíduos que se estão preparam para a aposentação, a maioria dos portugueses, ou 78%, continuam a não poupar. Não deixa de ser, ainda assim, um indicador positivo: “O crescimento da tendência de poupar para a reforma corrobora o aumento da confiança dos portugueses este ano. Ao sentirem-se mais aliviados do peso das despesas mensais fixas, encontram uma maior possibilidade de poupar, seja ao nível geral, seja para uma finalidade específica, como é o caso da reforma”, explica Leonor Santos, diretora de compliance e jurídico do Cetelem.

O estudo revela ainda que os homens (24%) têm maior predisposição para poupar do que as mulheres (14%) e que os indivíduos entre os 35 e os 44 são os que mais economizam para a reforma (26%). É na região norte que mais se poupa para esta finalidade (25%). 

Fonte: Dinheiro Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário