sábado, 6 de maio de 2017

Manhã de sábado: PS avança com candidato próprio ao Porto

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Socialistas vão avançar com candidato alternativo a Rui Moreira, depois de o presidente da Câmara do Porto ter prescindido do apoio do partido. PS/Porto vai fazer anúncio. Pizarro pode ser o nome.
Com a polémica no Porto com Rui Moreira, as autárquicas aparecem como um problema para o PS na véspera da convenção autárquica. O distrito de Braga, porém, é o apresenta mais riscos de derrota.
O presidente da Câmara do Porto, disse à SIC não aceitar "que o PS tente fazer crer que há uma coligação informal". Vai convidar o socialista Manuel Pizarro. Não disse que rejeitava o apoio do PS.
Numa mudança de estilo recente, Marine Le Pen falou dos direitos das mulheres várias vezes durante a campanha — sobretudo para criticar o Islão. Isso faz dela uma feminista? As feministas têm dúvidas.
A dois dias das eleições presidenciais francesas, vários emails relacionados com a campanha do candidato independente Emmanuel Macron foram divulgados online. O candidato já condenou os ataques.
Marine Le Pen tentou neutralizar a influência dos ideias extremistas do seu pai e, de certa forma, conseguiu-o em 2017. Mas como foi a campanha em 2012?
Perante um PSD euro-entusiasmado, o CDS está mais euro-preocupado e euro-exigente. Nunca eurocético, mas o tema vai voltar à agenda dos democratas-cristãos, com uma conferência sobre o tema.
Um parecer do Conselho Nacional de Procriação Médica Assistida diz que duas mulheres podem ser mães biológicas do mesmo filho, através da partilha biológica da maternidade, revela o jornal Público.
Estudos citados pelo Expresso mostram que a tendência não é nova, mas vindo a agravar-se. Especialistas falam em "epidemia", numa altura em que o jogo Baleia Azul pôs o assunto na ordem do dia.
Uma nota da Procuradoria fez saber que as investigações aos processos em curso aos casos de mutilações juvenis vão ter uma equipa própria, reforçada e em coordenação com outras instituições.
A agência de notação financeira Moody's manteve a avaliação financeira de Portugal no registo de "lixo", o que quer dizer que comprar a nossa dívida não é um investimento mas sim "ativo especulativo". 

Comer/Ver/Fazer

O antigo comboio presidencial voltou esta semana aos carris da garbosa linha do Douro. Uma viagem acompanhada por um menu com assinatura do mais jovem chefe três estrelas Michelin em todo o mundo.

Akira Toriyama é fundamentalmente conhecido por ser o criador do sucesso planetário que é Dragon Ball, mas conta já com mais de três décadas de trabalho como criador de videojogos. 

O 52.º Festival de Sintra abre esta sexta com uma homenagem à pianista Olga Prats, de 78 anos, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, na qual participam, entre outros, o pianista Artur Pizarro. 

Depois do The Telegraph, o European Best Destinations elegeu as oito mais belas piscinas dos hotéis europeus e a piscina do The Yeatman Porto, em Vila Nova de Gaia, foi eleita a mais bonita na Europa. 

Entre a Baixa do Porto e Leça da Palmeira, o Observador encontrou 10 cafés e casas de chá onde é possível pedir um brunch e pagar tudo com uma nota de 10€. E, às vezes, ainda se recebe troco de volta. 

O novo filme de James Gray retrata a obsessão de uma personagem real, o explorador inglês Percy Fawcett, mas falta-lhe o impulso épico ou o rasgo de loucura. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

Sim, esta conferência é para os mais novos mas aqui tratam-se de grandes questões e de conceitos complexos. Por exemplo, o que é a utopia? A resposta é desvendada por eles, com muita imaginação. 

Feriado do dia do trabalhador é sinónimo de pequeno-almoço tardio. Em "A Comida dos Miúdos Cá de Casa", a nutricionista Ágata Roquette partilha receitas para toda a família só com quatro ingredientes. 

Da coroa insuflável para a rainha do dia (e de todos os outros) ao colar que substitui o tradicional bouquet, por ser feito de pétalas, reunimos 30 sugestões de prendas para oferecer a 7 de maio. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Os socialistas são uma bênção. Além de recorrentemente assegurarem paz social e progresso económico, ou vice-versa, ainda querem devolver-nos à época feliz do final do século XIX, início do século XX.

José Manuel Fernandes
Macron tem muitas virtudes, mas não tem nem o programa reformista nem a base de apoio necessária para ser o salvador da França - e da Europa. É bom baixarmos as expectativas para não termos desilusões

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Há exemplos de mulheres bem-sucedidas na sua vida profissional, que não abdicaram da sua vida familiar, mas a regra continua a ser a de impor restrições à maternidade das mulheres trabalhadoras.

Miguel Tamen
O amor à arte não se vê na maior parte dos casos em salas de concertos, galerias de exposições e em livros publicados. Vê-se pelo contrário frequentemente nos horrores em que tanto de nós insistem.

João César das Neves
No tempo de Sócrates ainda se falava de plano tecnológico e necessidade de crescimento. Agora apenas se referem reposições de benesses e direitos da função pública, como se o dinheiro caísse do céu.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário