sexta-feira, 8 de setembro de 2017

360º - Encontrámos o escritório secreto da Yupido: a empresa de 29 mil milhões mora em Telheiras. E ainda: sismo no México e Álvaro Almeida no Carpool

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Um sismo de de 8,4 graus da escala de Richter fez-se sentir esta madrugada no México - e já houve sete réplicas. Com cinco mortos confirmados, as autoridades alertaram para a formação de um tsunami que ameaça oito países da costa central e sul-americana (e pode afectar indirectamente dezenas de outros): admite-se que possam chegar a terra ondas com três ou quatro metros de altura.

O que são os tsunamis, como se formam e que efeitos podem ter? Está tudo explicado aqui.

Depois de ter destruído várias ilhas nas Caraíbas, o furacão Irma dirige-se agora para a Florida. Em Miami, foi ordenada a maior evacuação de sempre, envolvendo 650 mil pessoas.

Os relatos de quem já esteve na rota do furacão são impressionantes. "Fomos apagados do mapa", diz um dos sobreviventes. O presidente da câmara de Miami referiu-se ao Irma como um "furacão nuclear" - e as fotos mostram porquê.

Há histórias de morte e de sobrevivência:



Informação relevante
É uma empresa misteriosa que diz valer 28,8 mil milhões de euros (sim: mil milhões) e nós encontrámos o seu escritório secreto, que fica em Telheiras. A Ana Pimentel e o Rui Pedro Antunes foram bater à porta, mas, apesar de haver gente no interior, ninguém atendeu. Depois, com a ajuda da Ana Suspiro, foram tentar perceber o que se passa. O responsável pelo aumento de capital da empresa diz que o valor se justifica por causa de uma "plataforma digital" que "era uma coisa do outro mundo" (informação incialmente avançada pelo Eco); já o auditor de contas, que apresentou a sua exoneração, terá achado que "não há informação suficiente". Segundo o Expresso, a PJ está a "analisar" a empresa.

Rui Moreira tem “conflitos de interesses claros”. A acusação é de Álvaro Almeida, candidato do PSD ao Porto, que foi entrevistado no Carpool Autárquicas do Observador. Além do caso Selminho, também criticou a herança de "imobilismo", a falta de polícia na rua e o "laxismo e falta de rigor" com que a câmara atua nos bairros sociais.

No best of da entrevista, Álvaro Almeida compara Rui Moreira a Donald Trump, dizendo que ambos "têm um discurso anti-sistema".

O Ministério Público está a investigar o presidente da câmara de Sobral de Monte Agraço por levar amigos à Serra da Estrela no autocarro da autarquia. É uma história do Rui Pedro Antunes.

As aulas começam oficialmente hoje e há muitas novidades, dos manuais gratuitos no 1.º ciclo, ao aumento do número de funcionários e à flexibilização dos currículos. A Marlene Carriço conta-lhe o que precisa de saber.

Em Outubro, o BCE decide se avança para a retirada dos estímulos monetários na zona euro. Ontem, Mario Draghi disse que  já houve um debate ("muito, muito preliminar") sobre o assunto.

Depois de uma subida no início do ano, as acções do BCP estão agora a descer cerca de 20%. O Edgar Caetano explica este movimento.

A investigação ao roubo de armamento em Tancos não está a avançar bem. A Polícia Judiciária Militar não sabe onde estão as armas e assim, avança o Público, fica em causa uma acusação por furto.

Entre o início do ano e final de agosto, entraram mil novos nomes na chamada “lista de pedófilos”. No total, a base de dados tem 5487 referências, escreve o JN.

Só foram precisas algumas horas: ontem à noite, o Tribunal Constitucional espanhol suspendeu a lei do referendo da Catalunha. Mas optou por não seguir já a via penal - de momento, os responsáveis do governo regional não serão investigados criminalmente.

Os políticos catalães avisaram que não vão parar. De resto, o parlamento regional já aprovou uma “mini-Constituição” para o caso de o "Sim" vencer no referendo. Uma das primeiras medidas da nova república seria, precisamente, a amnistia para os envolvidos em processos de realização de referendos separatistas.

Esta manhã, os editoriais dos jornais espanhóis continuam a tratar o assunto com dureza:
  • El País: "Ao contrário do que pensam alguns secessionistas, o Estado espanhol, o Estado de direito, é forte";
  • El Mundo: "O Governo foi demasiado passivo perante o desafio catalão, que podia já ter sido combatido por outros meios, igualmente democráticos";
  • El Español: "Mais tarde ou mais cedo, será preciso actuar para travar os sediciosos e evitar que reine nas ruas a lei da selva independentista";
  • La Vanguardia: "Aquilo que nos espera, acabe este processo como acabar, é uma sociedade dividida".


Os nossos Especiais

É o livro que o pediatra Mário Cordeiro gostaria de não ter escrito. “A Verdade e a Mentira das Vacinas” responde a todas as dúvidas que ainda possa haver sobre o tema, depois do surto de sarampo que este ano custou a vida a uma adolescente. Leia um dos capítulos em pré-publicação.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "A racialização de Portugal": "O aumento da dívida pública é grave, mas talvez a cínica divisão dos portugueses em grupos de interesse e em 'raças' opostas ainda venha a ser reconhecida como a mais nefasta herança deste governo".

Diana Soller escreve sobre o embaraço chinês na Coreia do Norte: "A liderança internacional da China saiu fortemente abalada com a crise da Coreia do Norte. Pequim não consegue controlar o seu aliado mais rebelde".


Notícias surpreendentes

A Avenida Q, descrita como “uma Rua Sésamo em esteróides”, volta aos palcos, agora no Casino de Lisboa. A Marta Leite Ferreira esteve nos bastidores.

O Teatro Nacional de São João já está em modo rentrée.Primeiro, “Quem tem medo de Virginia Woolf?”, com Diogo Infante e Alexandra Lencastre; depois, o concerto “Divine” e a peça “A Promessa”.

Mais rentrée: em Portugal e lá fora, há muitas exposições para ver até ao final do ano. O Vasco Rosa recomenda as melhores.

A chef Justa Nobre  está de regresso à Ajuda (onde tudo começou) com um novo restaurante. O Diogo Lopes passou pelo À Justa e conta o que viu. 

Os suecos querem usar "A Cabana das 72 horas" para acabar com o stress. Será que uma pequena construção de vidro no meio da floresta pode mesmo ajudar?

Agora é que as férias acabaram mesmo, não é? Se quer aprender alguma coisa, escolha um destes 12 cursos: há escrita, cerâmica, tricot, bricolage ou fotografia

Por falar em férias que acabam (juro que não me estou a rir): na próxima segunda-feira, a Filomena Martins regressa. Até lá, já sabe que pode ler todas as notícias aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário