sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Câmara Municipal apoia mais ideias de negócio em Albergaria-a-Velha



A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha assinou, ontem à tarde, os novos contratos com empreendedores no âmbito da 3ª edição do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego. Os projetos apoiados são das mais diversas áreas, da consultadoria ao turismo, passando pela manutenção industrial e promoção de atividades culturais.

  A assinatura dos contratos decorreu no final da sessão de esclarecimento “Empreendedorismo – Financiamento, Apoios e Incentivos” que decorreu na Incubadora de Empresas e contou com mais de 50 participantes.

Na sessão de abertura, onde estiveram presentes José Valente, Presidente da SEMA – Associação Empresarial, e Osória Miranda, Coordenadora do IAPMEI na Região Centro, o Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, salientou o trabalho que a Câmara Municipal tem desenvolvido na área do empreendedorismo. Nos dois últimos anos, a Autarquia apoiou a criação de 26 empresas através do Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego, tendo estas gerado 40 postos de trabalho e apresentado uma faturação superior a um milhão de euros, no final de 2016.

  Para o autarca, o espírito empreendedor está bem presente no Concelho e, citando dados do Instituto Nacional de Estatística, realçou que Albergaria-a-Velha é o 35.º concelho do País que mais exporta e o segundo do distrito de Aveiro que mais aumentou a criação de postos de trabalho entre 2013 e 2015. No ano passado, em 2016, foi ainda o concelho do distrito onde o desemprego mais desceu, tendo também se destacado a nível nacional na descida dos impostos para as famílias e empresas.

Nas palavras de José Valente, este tipo de sessões são muito importantes para a criação de uma cultura empreendedora local, onde as parcerias e os serviços como a Incubadora de Empresas ou a SEMA podem ajudar as pessoas que se aventuram em criar novos negócios e postos de trabalho.

  Ainda na sessão de abertura, Osória Miranda congratulou a Câmara Municipal pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos, quer pela dinâmica dos técnicos da autarquia, mas sobretudo pela estratégia e aposta do executivo camarário na implementação das ações previstas e com resultados muito positivos.

Ao longo da tarde, foram apresentados vários programas de apoio ao empreendedorismo de diferentes entidades, tais como o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o IAPMEI, o Grupo de Ação Local Aveiro Norte, a Cooperativa Novos Percursos, a Caixa de Crédito Agrícola e o Millenium BCP. O objetivo foi dar a conhecer os vários instrumentos de financiamento que se encontram disponíveis no nosso País e que constituem uma importante ajuda para a constituição de uma empresa ou para o desenvolvimento de um negócio já existente.

 Durante a sessão, a Câmara Municipal assinou mais um contrato para a instalação de um novo projeto na Incubadora de Empresas. Sofia Soares é uma arquiteta apaixonada pelo tema da sustentabilidade e, em Albergaria-a-Velha, pretende desenvolver um negócio que promova a construção de edifícios eficientes, que respeitem o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário