quinta-feira, 7 de setembro de 2017

360º - Um Explicador para entender a crise separatista na Catalunha. Mais: Microsoft convidou autarcas a irem aos EUA; há racismo nas discotecas?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
A Catalunha aprovou ontem a lei do referendo sobre a independência numa votação tensa no parlamento regional. Os jornais espanhóis estão a borbulhar de fúria:

  • El País escreve em editorial que "o autoritarismo do secessionismo no parlamento regional desqualifica-o perante o mundo";
  • El Mundo pede "firmeza perante o golpe totalitário do separatismo";
  • El Confidencial fala em "dia negro";
  • El Español usa o termo "madrugada golpista".

Os dois principais jornais com sede na Catalunha também são implacáveis com os separatistas:
  • La Vanguardia refere-se à "aventura independentista" e termina o seu editorial com a frase "Este não é o caminho";
  • El Periódico critica a "irresponsabilidade" e o "radicalismo" que levou a "uma crise institucional sem precedentes" e descreve a sessão de ontem no parlamento como "a consumação de um fracasso". 

No Observador, temos um Explicador essencial sobre a crise na Catalunha, com nove perguntas que ajudam a perceber o que está em causa no referendo de 1 de Outubro.

Esta noite, Israel lançou mísseis contra alvos militares na Síria que estariam envolvidos no programa de armas químicas do regime. Terão morrido dois soldados.

O furacão Irma continua a avançar. Já há vários mortos e uma enorme destruição: a ilha de Barbuda, por exemplo,está "praticamente inabitável", com 95% das suas infraestruturas arrasadas.

Mais desenvolvimentos no "William Carvalhogate". A estação de televisão Sky Sports revelou ontem à noite emails supostamente enviados pelo West Ham para Alvalade com uma oferta de 25 milhões de euros pelo jogador. O Sporting já negou tudo e e disse que vai fazer queixa na FIFA.


Informação relevante
No caso das visitas pagas, chegou a vez da Microsoft.Pelo menos quatro autarcas foram aos EUA com estadia paga pela empresa (a viagem de avião ficou a cargo das câmaras). O convite da Microsoft era assinado pelo social-democrata Pedro Duarte e há uma novidade em relação às restantes empresas de tecnologia: era feito um alerta para a necessidade de cumprir regras éticas. A notícia foi avançada inicialmente pelo jornal i e o Rui Pedro Antunes tem outros detalhes.

A Procuradoria-Geral da República já informou que está a"recolher elementos" sobre este caso. No caso Oracle, as coisas estão um passo à frente: a PGR enviou o processo para investigação no DIAP de Lisboa.

Passos Coelho também voltou a falar sobre o assunto, que envolve membros do PSD. Depois de ter comentado o caso Huawei, disse ontem, sobre as notícias que referem a Microsoft, que é preciso um “esclarecimento cabal”.

Começam a surgir dados mais concretos sobre os donativos para Pedrógão Grande (apesar de ainda haver muito por esclarecer). O Governo e várias instituições privadas divulgaram as contas e ficou a saber-se que o valor total poderá chegar aos 12,5 milhões de euros.

No segundo debate com os candidatos à Câmara de Lisboa, ontem à noite, falou-se nos problemas dos transportes, em turismo, em taxas e em taxinhas. Fernando Medina recusou pedir uma maioria absoluta.

O Ministério Público pediu a suspensão imediata dos 18 agentes da esquadra de Alfragide acusados de tortura, racismo e injúria. A notícia é do DN.

Nos próximos dias vai ser anunciada a solução para o crédito malparado, que resultou de um acordo entre o Governo, a Caixa, o BCP e o Novo Banco. Tudo passará pelo chamado banco de fomento, escreve o Público.

Donald Trump conseguiu um acordo para aumentar o tecto da dívida e, assim, evitar um impasse que levasse o governo a parar. A necessidade de dinheiro para ajudar as vítimas do furacão Harvey ajudou, mas há um dado novo: pela primeira vez, Trump preferiu negociar directamente com os democratas. O The New York Times escreve que isto é "um pesadelo" para os republicanos conservadores.

O primeiro-ministro da Coreia do Sul confirmou esta madrugada que espera novos testes nucleares de Pyongyang já este sábado. “A situação é muito grave.”

Quem são os cientistas que estão a ajudar Kim Jong Un a desenvolver o programa nuclear da Coreia do Norte? O que se sabe sobre estes dois homens misteriosos está aqui.


Os nossos Especiais

Há ou não racismo nas discotecas de Lisboa? Um antigo porteiro disse ao Observador, pedindo anonimato: “Pretos é difícil entrarem. Ciganos não entram de todo”. Mas os gerentes dizem que “não é pela cor” que as pessoas ficam à porta. 


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve sobre a banca: "A forma como os bancos se têm encolhido na defesa dos seus interesses no caso BES/Novo Banco é um exemplo da ilusão que é o mercado livre. Mesmo o BCP, o mais atrevido, deu só “um murrinho” na mesa".

Paulo Tunhas escreve "Nem tão perto nem tão longe":"Na formidável infantilidade com que é hábito pensar estas coisas, o mundo devia estar impecavelmente unido. Idealmente, um governo mundial que pusesse termo a todos os egoísmos nacionais".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Sorte à Logan”, uma comédia de ação de Steven Soderbergh. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas e garante que "é o melhor filme de um desinspirado e frustrante verão de 2017 do cinema americano".

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Una - Negra Sedução” é a adaptação para cinema da polémica peça de teatro "Blackbird"; “O Futebol” é um documentário ficcionado brasileiro (apesar do nome, quase não há bola). 

No cinema, há momentos totalmente improvisados que se tornam icónicos. Por exemplo: a célebre frase "You're gonna need a bigger boat", no filme "Tubarão". A Marta Leite Ferreiralembra 19 desses momentos.

Até ao final do ano (sim, já começou a contagem decrescente) há muitas coisas a não perder na cultura:

Para terminar, facas. Paulo Tuna apresenta-se como the bladesmith e já fez uma faca que foi parar ao melhor restaurante do mundo. O Diogo Lopes falou com ele.

Pronto para mais uma quinta-feira? Já sabe que estamos sempre aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário