terça-feira, 30 de janeiro de 2018

360º- O Centenogate ou a lei que Costa já defendeu e agora considera ridícula; e 8 respostas para perceber se Puigdemont pode ser investido

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o Centenogate tomou conta da atualidade política. António Costa defendeu incondicionalmente o seu ministro das Finanças dizendo que "em circunstância alguma sairá do Governo", que não vê motivo para Centeno se demitir mesmo que seja arguido e que o caso investigado pelo Ministério Público é "da dimensão do ridículo". O primeiro-ministro evocou ainda na "repercussão internacional" do caso que está a ser visto assim lá fora. Assunção Cristas também falou desse impacto negativo (mas não com o mesmo objetivo).
Mas as críticas ao Ministério Público por causa da investigação a Centeno vieram também do socialista Porfírio Silva, que partilhou no Facebook o ponto de vista de um jurista que defende inclusivé a demissão da PGR.

Aliás, o tema da não renovação do mandato da PGR, antecipado pela ministra da Justiça, volta esta manhã aos jornais. O DN avança que o Conselho Superior do Ministério Público está dividido quanto à continuidade de Joana Marques Vidal.

Mas mais surpreendente é que António Costa já defendeu no Parlamento a lei que agora considera "ridícula". Em 1991, quando era ministro da Justiça, Costa foi o grande defensor das mudanças na lei do recebimento indevido de vantagem que agora levaram à investigação de Centeno: a de que quem recebe uma vantagem patrimonial (os tais convites para a bancada VIP da Luz) pode ser punido mesmo sem existir uma contrapartida comprovada (ajudar a acelerar o processo de isenção de IMI de uma empresa dos filhos do presidente do Benfica).

Sobre o presidente do Benficahá notícia de uma outra empresa de Luís Filipe Vieira investigada pelo Fisco. Mais um conflito, dos muitos do clube e do presidente benfiquista, com as Finanças.

Ainda o Benfica, mas agora para falar do empate no Restelo frente ao Belenenses conseguido por Jonas apenas no último minuto dos descontosJonas que foi capaz do melhor (o golo salvador), mas também do pior (um penálti falhado) nos seus 100 jogos e muitos recordes na Liga, como escreve o Bruno Roseiro. Depois desta perda de pontos, os benfiquistas ficam à espera do Moreirense-FC Porto de hoje e do Sporting-V. Guimarães de amanhã.

Outra informação importante 
A Catalunha vai voltar a ter hoje um dia muito agitado. O debate da investidura do novo governo catalão está marcado para as 14h00, mas sem a presença (será?) física de Carles Puigdemont é muito difícil perceber o que pode de facto acontecer. O João de Almeida Dias tem oito respostas para as muitas dúvidas sobre o futuro político (e não só) da Catalunha.

Os jornais espanhóis centram-se todos exatamente nessas dúvidas e no novo choque constitucional em curso. O El País garante que o presidente do parlamento vai manter a sessão, o El Mundo acrescenta que o faz por pressão de Puigdemont e o El Español antecipa mesmo a possibilidade de um qualquer golpe simbólico. Mesmo na Catalunha, o La Vanguardiafala numa incógnita e o El Periodico em tensão máxima. Mas ninguém consegue prever o que se vai passar num dia que é também o do 50º aniversário do rei (mas já lá vou).

De Espanha para o Reino Unido onde foi finalmente divulgado o estudo confidencial sobre os efeitos do BrexitEm qualquer dos três cenários estudados, o país ficará (bem) pior.


Por cá, o julgamento do caso Fizz prossegue cada vez mais enroladoOrlando Figueira, o ex-procurador que está a ser julgado por corrupção, diz que abandonou a magistratura para aceitar uma proposta de trabalho de Carlos Silva. O banqueiro nega. O juiz quer ouvi-lo. A Sónia Simões, que  acompanha o caso, explica tudo. Ontem, em tribunal, o protagonista foi o advogado Paulo Blanco. Hoje continua o enredo.

Outro enredo complicado é o da reportagem a TVI sobre as adoções ilegais na IURD. Agora a estação de televisão foi notificada de uma providência cautelar para retirar as reportagens do site.
 
O CDS está em jornadas parlamentaresO partido quer a descentralização, mas deixa recados a Rio. E em entrevista à Rita Dinis, Nuno Magalhães é ainda mais directo: diz que essa descentralização "não pode ser uma guerra Lisboa/Porto" e que "a Google pode ir para onde quiser". Uma última curiosidade a envolver o CDS: a tese de um deputado centrista foi orientada por um colega do PS.

De ontem fica ainda o aviso do hospital da CUF Descobertas a 800 doentes que estiveram internados para estarem atentos aos sintomas de legionela (já são 6 os casos confirmados); à agressão numa escola da Nazaré que fez uma vítima mortal; e ainda para o número de mortos que aumentou para 11 no incêndio de Tondela e para 112 nos grandes fogos de junho e outubro.

Dos EUA vêm mais novidades do casal que mantinha os 13 filhos amarrados e subnutridos. A primeira casa onde viviam, no Texas, estava repleta de dejetos e inabitável como pode ver neste vídeo. Apesar de todos os horrores conhecidos, Natasha Kampusch, a jovem austríaca que viveu anos sequestrada, defendeu em entrevista ao The Telegraph que os 13 filhos deviam visitar os pais na prisão.

Ainda nos EUA, mas agora para falar do homem do costume: Trump. Porque o diretor adjunto do FBI se despediu depois das críticas presidenciais e porque a Casa Branca vai ter de divulgar documentos que comprometem esse mesmo FBI na investigação à campanha presidencial. Mas também porque Trump vai defender que não são necessárias mais sanções à Rússia, apesar de um choque entre o Kremlin e o Tesouro norte-americano: divulgou uma lista de oligarcas e políticos russos com ligações diretas a Putin (notícia da CNN).

Pelo meio, Trump decidiu levantar a interdição de entrada  nos EUA de refugiados de 11 países e esta madrugada fará o seu segundo debate do Estado da Nação: os temas serão, segundo o Wall Street Journal, a imigração e a economia.

Nota ainda para o escândalo inqualificável de testes da indústria automóvel com humanos e macacosforam expostos a gases das emissões de escapes.

Os nossos especiais

A impressão 3D pode ser uma revolução tão grande como foi a InternetQuem o diz são especialistas citados num relatório do banco ING que o Edgar Caetano esteve a ler. Mas também os números: o investimento está a crescer ao triplo da velocidade da produção tradicional na indústria.

A entrevista do Rui Miguel Tovar ao Inácio pode ter passado despercebida no meio da euforia da conquista da Taça da Liga pelo Sporting no sábado. Mas não devia. Por isso a recupero aqui. E garanto que lê-la vale bem a pena. Tem tanta, mas tanta história desconhecida sobre aquele ano de 2000 dos leões.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre a guerra da diversidade: "A conversa sobre os Óscares de Hollywood é um sinal: em nome da "diversidade", está-se a reduzir os indivíduos a grupos de ressentimento, e a tornar estes grupos incompatíveis entre si".
  • Paulo de Almeida Sande escreve sobre o politicamente correto na arte: "Higienizar e corrigir o passado em nome do politicamente correcto de hoje não passa de policiamento do espírito, que só pode empequenecer a capacidade humana de se regenerar e de aprender com os erros".
  • Laurinda Alves escreve sobre a condenação do médico da seleção de ginástica dos EUA: "Nassar deu uma imagem que é o inverso da que passou durante mais de 20 anos, quando era o super poderoso médico da selecção, abusando consistentemente de crianças e jovens a coberto da aura que tinha".
Notícias surpreendentes
O restaurante de Jamie Oliver abriu de surpresa e Sebastião Carolino, o crítico secreto do Observador, também lá foi de surpresa. Não ficou surpreendido, mas também não era essa a ideia. Pelo que a nota final acabou por ser positiva

Houve divórcio no grupo que se tornou um dos maiores e mais valiosos fenómenos da Internet nacional. 4rkFrame, Pi e Dant saíram da "Casa dos YouTubers" e arranjaram uma nova vivenda em busca de likes. É a última polémica de um negócio que move muito (mas mesmo muito) dinheiro

Já está tudo definido sobre o Festival da Eurovisão que Portugal vai receber. Ora veja quando vão actuar os 37 concorrentes.
 
Felipe VI de Espanha, já lhe disse, faz hoje 50 anos. Mas há ainda muita coisa que talvez não saiba sobre o 21º rei de Espanha. E na intimidade, será que Felipe e Juan Carlos são muito diferentes? É só comparar os vídeos...

As atenções do dia vão estar hoje muito centradas na Catalunha, mas o Centenogate vai continuar seguramente no topo das notícias por cá. Terá a cobertura destes e de muitos outros temas da atualidade como sempre no Observador

Boa terça-feira
Para ajudar a semana fique a saber porque é que há séculos o símbolo do ❤ se desenha assim
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário