terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Noite de grandes emoções na 12º Gala Desportiva da Mealhada

Foi uma noite de emoção a que se viveu, ontem à noite, no Cineteatro Messias, em mais uma edição da Gala Desportiva do Município da Mealhada.  Dezenas de personalidades do desporto, concelhio e nacional, passaram pelo palco, recebendo prémios ou deixando palavras de incentivo aos jovens atletas.

Resultado de imagem para Cineteatro Messias
Esta homenagem a todos os que se dedicam ao desporto concelhio premiou vencedores de diversas idades e modalidades – da natação ao futebol ou patinagem artística – e distinguiu personalidades e entidades que marcaram a vida de clubes e atletas, como Orlando Baptista, fundador e sócio número um do Grupo Desportivo da Mealhada, e Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Fernando Gomes foi agraciado com o prémio "Visão, Futuro, Excelência" pelo trabalho desenvolvido à frente da Federação Portuguesa de Futebol, quer na formação, quer no incentivo à prática de futebol, futsal e futebol de praia. E, como não podia deixar de ser, pelos resultados alcançados, cujo momento mais alto foi a conquista do Europeu 2016.
Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, lançou o repto para 2018. "Queremos o Campeonato do Mundo. Não será fácil, mas, muitas vezes, querer é poder", afirmou o autarca, dirigindo-se a Fernando Gomes.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol reconheceu que a exigência é agora mais alta. "É natural que, depois de tudo o que temos feito, a fasquia esteja mais elevada. Como desportistas, estamos habituados a essa pressão da conquista, cada vez mais", frisou, sublinhando também as responsabilidades da Federação a nível da sociedade civil.
Sob a condução do jornalista José Nunes, o desfile de grandes figuras nacionais do Desporto abrilhantou esta 12ª edição da Gala. Nomes conhecidos do futebol, do hóquei em patins, da natação, do basquetebol, como António Folha, Ulisses Pereira, Nuno Coelho, Gonçalo Alves, Manuel Queiroz, João Ricardo Pateiro, Mário Gomes, Rui Costa, Filipe Ramos, Hélder Nunes, Miguel Maia, Filipe Santos, Rodolfo Fortino e Jaime Pacheco, treinador que desejou as maiores felicidades a Fernando Santos no Mundial e confessou o desejo de um dia comandar a Seleção Nacional de Futebol.
12.ª Gala Desportiva do Município da Mealhada - VENCEDORES
Revelação do ano

Mafalda Silva, Hóquei Clube da Mealhada
Mafalda Silva, de 11 anos, há seis anos a praticar patinagem artística, é uma das mais brilhantes atletas desta secção do Hóquei Clube da Mealhada. Na última época conseguiu o primeiro lugar na Taça de Aveiro, o segundo nas Distritais e um brilhante sétimo lugar na Taça de Portugal. Melhorar os resultados é sempre o seu objetivo e tem a determinação necessária para o conseguir.

Equipa do ano

Iniciados, Clube Desportivo Luso 
Trata-se de uma equipa que veio do futebol de 7 (infantis) e, logo no primeiro ano de futebol de 11, conseguiu ser campeã de série, com a melhor defesa e o melhor ataque do campeonato, e ficar em 3º lugar no campeonato distrital, a seguir a nomes fortes do futebol como o Feirense e o Bom Sucesso. O ano que seria de adaptação transformou-se assim num no glorioso para estes jovens atletas

Dirigente ano

Emídio Alves, Centro Recreativo Antes  
Presidente há cinco anos do Centro Recreativo de Antes, Emídio Marques Alves, é o homem que assegura tudo no clube, desde as coisas mais simples às mais complexas. O clube tem no futebol a sua modalidade principal e alcançou, em 2017, um dos principais objetivos: o Campo Sintético do Centro Recreativo de Antes. Também este ano acolheu e está a ajudar a desenvolver uma nova modalidade no Município: o basquetebol.

Treinador do ano

Inês Almeida, Hóquei Clube da Mealhada
O Hóquei Clube da Mealhada sublinha duas vertentes de Inês Almeida: a vertente técnica, mas também a vertente de educadora. Inês Almeida classifica o ano 2017 com um dos melhores para a Secção de Patinagem Artística. Foi o ano em que a equipa participou em maior número de provas, tendo sido Campeão distritais e participou, pela primeira, vez, na Taça de Portugal. A treinadora sublinha também a melhoria de resultados em todos os escalões.

Atleta ano

Eduardo Gomes Fernandes, Hóquei Clube da Mealhada 
Eduardo Gomes Fernandes, de 15 anos, é o nadador que, na categoria Juvenil B, mais títulos Nacionais, Interdistritais e Regionais obteve na época desportiva 2016/2017.  Foi o único nadador desta categoria que conseguiu conquistar pódios em todas as provas do calendário Nacional da Federação Portuguesa de Natação. Encontra-se também posicionado no Top 10 das performances da tabela da Federação Internacional Natação Amadora. Atualmente conta 37 pódios nacionais e está no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior. Está convocado para o estágio da Seleção Nacional no início de fevereiro.

Associação Desportiva do Ano

Clube Desportivo Luso 
Com mais de 120 atletas nas diversas categorias – petizes, traquinas, benjamins, infantis, juvenis, iniciados e seniores -, o Clube Desportivo do Luso respira futebol. O ano de 2017 foi de importantes conquistas, com a equipa de iniciados a sagrar-se campeão de série e a de benjamins a conseguir o primeiro lugar – num percurso vitórias e apena um empate – na segunda fase de apuramento da série. Paulo Bernardes é o presidente da associação.

Mérito Desportivo

João Pereira, Rui Goulão, Dinis Moreira, Manuel Maria, Paulo Yuldashev, Dinis Abreu, Tiago Ferraz, Manuel Coimbra, Ricardo Ferreira, Juvenis Femininos - Andebol Casa Povo Vacariça,  Juvenis Masculinos - Hóquei Clube da Mealhada, Gabriela Dias, João Rodrigues, DCI/CCDRP Mealhada, João Gabriel Ferreira, Adriano Almeida, João Duarte, Gil Ferreira, David Emanuel Oliveira Tomé, Beatriz Ferreira Gaspar, Eduardo Gabriel Vieira, Eduardo Gomes Fernandes, Diogo Vital, Vasco Bica, Tiago Madureira, Manuel Lino Costa.

Prémio Carreira

Beatriz Branquinho Gomes
Foi 44 vezes campeã nacional de Canoagem nas suas diversas disciplinas (pista maratona e fundo). Conquistou 19 medalhas em competic?o?es internacionais entre as quais a de campeã? do mundo de Maratonas em 2009. Participou nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, em K4 500 metros e K2 500 metros.
Apesar desta fantástica carreira desportiva, foi possível conciliar a alta competição com os estudos. É doutorada em Ciências do Desporto e professora e universitária, para além de ter 2 filhos.

Alto Prestígio 

Associação Natação Centro Norte Portugal
A ligação à Mealhada começou em 23 de março de 2000, com a realização dos campeonatos nacionais juniores e seniores. Ao longo destes quase 18 anos, foram dezenas de eventos que se realizaram nas Piscinas Municipais de Mealhada.
Acolhemos eventos de natação pura, natação sincronizada, polo aquático, masters, natação adaptada e hóquei subaquático. Mais de 50 provas de âmbito regional, distrital, nacional e internacional. Desde campeonatos regionais da associação de natação de Aveiro, passando por campeonatos nacionais, até provas internacionais, como foi o caso da Taça Comen, realizada em agosto último onde estiveram presentes cerca de 400 atletas oriundas de 23 países.

Prémio Incentivo

Luso Ténis Clube
O Luso Ténis Clube foi fundado em março de 1986. Inicialmente dedicava-se apenas à prática desportiva do ténis e à organização de provas oficiais da modalidade. Mais tarde foi criada uma escola de ténis e começou a formar jovens atletas tendo, ainda hoje como referência Jorge Humberto, que representou a seleção nacional.
Atualmente contam com cerca de 60 praticantes com idades que vão dos 4 aos 60 anos em dois polos Luso e Mealhada. É um clube de referência no distrito de Aveiro, contando nos últimos anos, tal como no passado, com vários campeões regionais.

Ballet - Hóquei Clube da Mealhada

Fundada em setembro de 2001 a Secção de Ballet do Hóquei Clube da Mealhada (HCM) é certificada pela Royal Academy of Dance.
Conta atualmente com 110 alunos, desde os 3 anos às aulas para adultos, que se dividem por 12 graus académicos e incluem 3 níveis profissionalizantes. A secção de ballet HCM acredita na importância de estabelecer metas aos alunos, sendo o seu progresso testado anualmente no exigente exame da Royal Academy of Dance.
Para além das várias apresentações que decorrem durante o ano em concursos de dança, apresentações pontuais, participações em espetáculos, os bailarinos do ballet HCM apresentam todos os anos um espetáculo, inteiramente idealizado e coreografado pelas professoras Catarina Gomes e Catarina Lemos, que pode ser visto no Cine-Teatro Messias e no Teatro Académico Gil Vicente.

Prémio Dedicação

Alcides Pereira
A sua vida pessoal e profissional confunde-se com a do seu clube. Foi presidente, cozinheiro, roupeiro, massagista, apanha bolas, marcador de campo e motorista. Um exemplo para o desporto amador, de um homem que se dedicou uma grande parte da sua vida ao futebol de forma empenhada e humilde. Foram muitos anos de dedicação ao Sport Clube Carqueijo.

Prémio Especial do Júri

Orlando Baptista – Grupo Desportivo da Mealhada – Título Póstumo
Falecido em dezembro de 2017, Orlando Baptista fundador e sócio nº1 do Grupo Desportivo da Mealhada.

Prémio Visão, Futuro, Excelência

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol
É o reconhecimento público ao seu trabalho à frente da FPF, evidenciado no aumento de praticantes de futebol, futsal e futebol de praia, no aumento de número de praticantes femininos, na aposta na formação, na construção da Cidade do Futebol e na obtenção dos melhores resultados desportivos de sempre, nomeadamente com a conquista do Campeonato Europeu de Futebol, em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário