quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

360º- “Paula Costa continua a ter salário, tal como o marido e o filho", diz presidente da Raríssimas; a estreia de Negrão; e a desistência de Piçarra

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o frio siberiano já chegou a Portugal: a zona norte e a Serra da Estrela estão debaixo de neve. Houve 193 casos para resolver durante a noite, há estradas cortadas e alunos sem aulas em Vila Realvoos cancelados para a Madeira e mantêm-se os alertas de mau tempo também para a costa. O resto da Europa também está coberto de branco e abaixo de zero, como mostram estas 38 fotos, e "a besta de leste" já fez pelo menos 20 mortos.

Se fossem necessárias mais provas, a violação da trégua humanitária na Síria ao fim de poucas horas mostra a ineficácia das instituições internacionais. As Nações Unidas bem podem denunciar "os matadouros humanos" bem visíveis nas imagens chocantes que passam nas TV e o Reino Unido ameaçar com uma intervenção militar que nada parece mudar. Apenas se confirmam suspeitas antigas como a de que a Coreia do Norte vendeu armas químicas ao regime de Assad e de que ele as estará a usar, segundo a ONU.

Por falar em Coreia do Norte, Kim Jon-un e o pai, Kim Jong-il, tiveram passaportes brasileiros falsos para poderem viajar para a Europa.

E se as imagens da Síria são chocantes, não menos chocantes são as declarações do presidente turco. Recep Erdogan chamou uma criança de seis anos ao palco onde discursava sobre a Síria, dizendo-lhe que, se se tornar um mártir, "Deus queira", seria enrolada na bandeira turca.

Nos EUA, o genro de Trump, Jared Kushner, perdeu o acesso a toda a informação confidencial que tinha. Segundo o Washington Post, vários países discutiam como o manipular, devido às suas dívidas e inexperiência.

Na Papua Nova-Guinéum novo sismo de 7.5 já fez pelo menos 16 mortos. Há uma semana um abalo de 7.6 tinha deixado 31 vítimas.

Depois das acusações de plágio, Diogo Piçarra desistiu do Festival da Canção. O anúncio e as explicações do cantor foram dadas através das redes sociais. A RTP também falou finalmente do assunto, para dizer que nunca duvidara da originalidade da canção (apesar dos casos de plágio estarem previstos nos regulamentos e implicarem a desclassificação). A substituta de "Canção do Fim" na final de domingo vai ser"Mensageira", de Aline Frazão e Susana Travassos.


Outra informação importante 
Um mês e meio depois da eleição, Sónia Margarida Laygue, a nova presidente da Raríssimas, fala de tudo. Mesmo de tudo. Na entrevista à Tânia Pereirinha, revela que a ex-presidente da IPSS, Paula Costa, "continua a ter um salário, tal como o marido e o filho". Também lamenta os mecenas perdidos com o escândalo. E explica a doença rara da filha, de 3 anos. O resumo das principais respostas pode ser visto neste vídeo.

Hoje é dia do primeiro debate parlamentar com Fernando Negrão a liderar a dividida bancada do PSD. O confronto com Costa é esperado com expectativa, com os deputados sociais democratas a deixarem avisos: "No meio de tanto namorico, o PSD não se pode apaixonar". Mas também a fazerem críticas: “Rui Rio já devia ter vindo a público defender Fernando Negrão, em vez de o deixar a queimar em lume brando e de se esconder atrás dele". Tudo em anonimato, claro está.


Nem a propósito, Rio recebeu o primeiro não do Governo. Ou pelo menos, o Governo mostrou-lhe que não tem braços para mais parceiros. Manuel Castro Almeida, o vice que Rio escolheu para participar na primeira reunião sobre o próximo quadro de apoios da UE,  disse ter saído do encontro “de braço dado com o Governo”. Já o ministro Pedro Marques contrapôs que se "tivesse de dar o braço ao PSD, faltavam-me braços para dar aos parceiros de coligação".

Além disso, o Governo está sob pressão de Bloco e PCP. Jerónimo disse mesmo que "isto não vai lá com geometrias variáveis do PS" na legislação laboral e o BE ameaçou avançar unilateralmente com a valorização das longas carreiras contributivas e avisou que a baixa da TSU é para cumprir

Os próprios militares admitem protestos se o Governo não lhes der uma resposta em breve sobre o descongelamento de carreiras, avança a TSF.

E na Saúde, três diretores do hospital de Faro demitiram-se devido à sobrelotação dos serviços e à pressão para darem altas precoces.


Na banca, o Montepio continua nas notícias. Segundo o Público, o défice na dona do Montepio agrava-se para cerca de 300 milhões.

Nas regras que estão a ser discutidas para os proprietários de dronesa Comissão Nacional de Proteção de Dados quer impedir que se filmem crianças, escreve o JN.

O Papa Francisco nomeou o português José Avelino Bettencourt embaixador do Vaticano. O atual chefe de protocolo deve deixar Roma em breve para representar diplomaticamente a Santa Sé.

Continua a guerra contra os carros a dieselAgora na AlemanhaUm tribunal alemão autorizou várias cidades a banirem os carros a gasóleo para travar a poluição. Angela Merkelestá otimista.

Os nossos especiais 

Falar em realidade virtual e aumentada já não é uma coisa de ficção científica. Ela está em todo o lado. E o  jogo Pokémon Go tornou-a uma loucura. Mas agora, o que se segue? Sol Rogers, fundador da Rewind, uma das maiores empresas de conteúdos de realidade virtual e aumentada do mundo, explicou ao Manuel Pestana Machado o que aí vêm: o futuro vai passar pelos "smartglasses". E que já era: "Os smartphones estão mortos, só ainda não sabem disso"
 
A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve um tributo ao actor Diogo Infante: "No Trindade interpreta e encena a partir de amanhã uma peça de Yasmine Rezza. Não conheço a peça, conheço-o a ele. No palco ou no écran Diogo Infante é um acontecimento. Amanhã também".
  • Miguel Pinheiro escreve sobre a nossa democracia e os milhões da elite angolana: "Até há pouco tempo, Angola dava o dinheiro e Portugal fornecia a impunidade. Agora, há muito nervosismo da classe política e dos ex-governantes portugueses que se transformaram em homens de negócios".
  • Maria João Marques escreve sobre a insistência em se falar de sexo e Igreja: "No caso dos movimentos ultraconservadores, essa tensão acumulada é até usada para atacar com violência verbal nunca vista, em todos os fóruns, aos católicos mais progressistas e o Papa".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre os grupos de apoio aos doentes com diabetes e pede "Não estraguem o SNS": Na medida das minhas possibilidades farei lobbying para que sejam dados mais apoios, mas a verdade é que tenho de reconhecer que alguém com diabetes tem sorte em estar em Portugal.
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre a partidarização da arte: "Entre o mercado e os Estados, vem sendo a «tradição do novo» própria da criação artística cada vez mais condicionada, até ao ponto de se inclinar perante as ideologias partidárias dominantes".
Notícias surpreendentes
Há um herói dos Jogos Olímpicos de Inverno que não ganhou qualquer medalha. Gus Kenworthy salvou 90 cães de uma quinta de criação daqueles animais que fazem parte da alimentação sul coreana.

No futebol, nota também para a morte do espanhol Quini. O avançado internacional que jogou no Sp. Gijón e no Barcelona, e foi cinco vezes o melhor marcador da Liga, fez parar Espanha quando esteve sequestrado 25 dias em 1981.

Depois de Björk ter cancelado a sua presença em Paredes de Couraos Arcade Fire voltam ao festival 13 anos depois.

No Mobile World Congress em Barcelona não faltam mesmo novidadesOra escute estas dadas pela robô Pepper, dotada de inteligência artificial, numa entrevista ao Manuel Pestana Machado. Há perguntas perturbadoras.

O resumo das notícias da manhã e do que deve reter do que ontem se passou está feito. Mas o dia promete e terá tudo, como sempre, no Observador. Com destaque para o primeiro debate do novo PSD de Negrão/Rio: será de namoro ou de confronto com o Governo? Cá estaremos para lhe dizer

Boa quarta-feira, mesmo que gélida 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário