sábado, 10 de fevereiro de 2018

Manhã de sábado: Junta do PS. Ajustes, assédio e uma casa de férias

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Presidente de uma das juntas de Lisboa, que é próximo de António Costa, já enfrentou queixas de assédio sexual e assédio moral e agora empregou o homem que lhe vendeu uma casa de férias com desconto.
O vice-presidente do CDS andou sempre a recusar entrevistas de vida porque não gosta de se expor. Como aceitou falar da sua vida, afirma que não tinha que esconder a sua orientação sexual.
O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) rejeitou um recurso de José Sócrates para afastar o juiz do Tribunal Central de Instrução Criminal Carlos Alexandre do processo 'Operação Marquês'.
O SIC-MP, que vai substituir o "obsoleto" Citius, vai permitir rastrear quem tem acesso aos processos judiciais. Aplicação será útil nos casos em há suspeitas de violação do segredo de justiça.
O Exército de Israel atacou os objetivos iranianos na Síria e o sistema de defesa antiaéreo sírio depois de um caça israelita ter sido abatido durante a manhã deste sábado.
Governo quer reforçar a legislação para que a cobrança de multas nos transportes públicos, que acumulam mais de 60 milhões de euros, possam originar penhora de bens por parte do fisco, diz o JN.
O escritor moçambicano, de visita a Cabo Verde, criticou a divulgação cultural entre países africanos de língua portuguesa, considerando que continua a "existir um triângulo tipicamente colonial".
Rob Porter, assessor do presidente norte-americano, foi acusado pelas ex-mulheres de violência doméstica. E demitiu-se na quarta-feira. Esta sexta, Trump reagiria e desejou a Porter "o melhor".
O consumo de cerveja em Portugal cresceu 8% no ano passado, face a 2016, e as exportações subiram 12,6%, revelam os Cervejeiros de Portugal.
Rui Rosa, investigador da Universidade de Lisboa, está a realizar um estudo sobre as zonas de berçário de tubarões numa ilha de Cabo Verde. Fenómeno ainda não tinha sido documentado no Atlântico Este.
O mesmo país, alguns dos mesmos jogadores, os mesmos elementos da equipa técnica: dez anos depois da conquista do Mundial Universitário, Portugal luta por vencer o seu primeiro Europeu (19h45). 

Comer/Ver/Fazer

A banda portuguesa, inspirada pelo free-jazz e com carreira internacional, vai celebrar uma década com 17 músicos em palco. "Foram dez anos incríveis", dizem, em entrevista ao Observador. 

Já está nas salas a terceira longa-metragem de Jorge Cramez, mais de dez anos depois de “O Capacete Dourado”. É sobre amor, claro, mas também fala de uma Lisboa desaparecida. 

Depois de quase quatro anos à frente do Bon Bon, no Carvoeiro, este cozinheiro que ganhou a primeira estrela Michelin em 2015 mudou-se para a capital e acaba de abrir um restaurante. 

Não é por passarem o ano a dizer que o Dia dos Namorados não faz sentido nenhum que não vão ter uma lembrança. Fique com 30 presentes para eles, tudo do bom e do melhor (que se faz em Portugal). 

Bailes, fanfarras, cortejos e matinés. Até terça-feira, vale tudo (até os disfarces de enfermeira sexy). Reunimos as melhores festas de Carnaval em Lisboa e no Porto, assim ninguém se mascara em vão. 

Pitaria é o nome do novo restaurante do célebre chef português e é dedicado à comida do Médio Oriente. Além destas gulosas sanduíches há shots e cocktails de autor. 

Provas de vinho, visitas guiadas e menus temáticos. Reunimos 10 quintas com enoturismo, com e sem estadia, para que no dia de S. Valentim não lhe faltem pretextos para brindar a dois. 

É a maior retrospetiva de sempre do artista alentejano que viveu no Porto. "Não é surrealista, não pode ser enquadrado em nenhuma corrente", diz o curador da mostra que abre ao público quinta-feira. 

Mais de duas centenas de vinhos das região de Lisboa e Península de Setúbal vão estar à prova nos dia 9, 10 e 11 de fevereiro no Pátio da Galé, em Lisboa. A entrada custa 3 euros, com copo incluído. 



Opinião

Rui Ramos
Esta maioria formou-se precisamente para mudar de trilho, não em relação à “austeridade”, mas em relação às “reformas” que a governação de Passos Coelho ameaçava fazer. Era aí é que estava o problema.

P. Miguel Almeida, sj
O Patriarca agiu como pastor da sua diocese ao publicar uma nota que tenta incluir as mais diversas sensibilidades, assumindo a sua fidelidade ao Papa e aos fiéis que lhe são espiritualmente confiados

João Cândido da Silva
Mário Centeno reconheceu que o Estado foi pior pagador em 2017. Pode ser o primeiro passo para desmentir que é um Ronaldo lá fora e um Pedro Barbosa cá dentro.

Luís Reis
Ou muito me engano, ou o político astuto, ambicioso e corajoso que é Costa corre mesmo o risco de levar no topo do seu curriculum, que exibirá no alto-comissariado para onde for, o Siresp e o Resgate.

José Milhazes
Parece que os papéis se inverteram. Desta vez, os russos ficaram tão surpreendidos com o lançamento do Falcon Heavy como os americanos ficaram com o primeiro voo espacial de Iúri Gagarin.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário