sábado, 10 de fevereiro de 2018

Professores ameaçam com greves no 2.º e 3.º períodos

Imagem relacionada
Os sindicatos fazem uma "avaliação extremamente negativa" das negociações com o Governo e queixam-se da falta de propostas sobre temas como a recuperação do tempo de serviço e a reforma.
Os sindicatos dos professores ameaçaram esta sexta-feira com uma semana de greve, ainda no segundo período, e outra no terceiro período, se o Ministério da Educação não manifestar, até final da próxima semana, disponibilidade concreta para cumprir o compromisso estabelecido.
Os professores dizem que o Governo ainda não apresentou propostas sobre matérias como a recuperação de tempo de serviço, a aposentação e os horários de trabalho e que avançou com uma proposta "extremamente negativa" em relação ao reposicionamento da carreira.
O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof), Mário Nogueira, disse que no dia 15 deste mês, quando se realizará nova ronda negocial com o Governo, os sindicatos decidirão se estas formas de luta se concretizam.
Em cima da mesa está uma semana de greves rotativas, a realizar um dia em cada uma das regiões, na semana de 12 a 16 de março, respetivamente no norte, centro, sul, regiões autónomas e Lisboa.
Os sindicatos ameaçam também uma segunda semana de greve no terceiro período, de 16 a 20 de abril, e preveem uma "grande manifestação nacional" se as paralisações não tiverem os efeitos pretendidos.
Outra das formas de luta aprovadas é uma greve, a partir do início do terceiro período, às atividades letivas que integram a componente não letiva de estabelecimento e às reuniões de trabalho fora dos horários dos professores.
Mário Nogueira lembrou que há uma nova ronda negocial a 14 e 15 de fevereiro, considerando que essa é "a oportunidade que o Ministério tem de mostrar que está de boa-fé nas negociações e disponível para aceitar a declaração de compromisso", que tinha sido assinada em novembro.
Os sindicatos fazem uma "avaliação extremamente negativa" das negociações com o Governo, não por ausência de reuniões, mas por falta de soluções.
Sobre o reposicionamento na carreira, a proposta apresenta pelo Ministério da Educação é considerada negativa e quantos aos restantes três pontos fundamentais para os professores não há apresentação de propostas.
Em causa está a recuperação do tempo de serviço, as reivindicais relativamente à aposentação e à revisão dos horários de trabalho, com muito trabalho dos professores feito fora do horário estabelecido.
"Damos mais seis dias ao Governo para mostrar ao que vem", disse Mário Nogueira aos jornalistas, aludindo à nova ronda negocial que decorre na próxima semana.

Fonte: Lusa
Foto: Tiago Petinga/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário