quarta-feira, 7 de março de 2018

À Lupa | Datas que nunca esquecem na vida!

Bom dia!
Sinto que devo compartilhar com os leitores do Litoral Centro uma data que jamais a vou esquecer, e para aqueles que me têm acompanhado devem já saber do que vou escrever: faz hoje um ano que estava internado no Centro Hospitalar de Coimbra (Cirurgia Cardiotorácica) em período de preparação para ser submetido a uma operação ao coração, por coincidência aconteceu em dia do meu aniversário.
Não há causas sem efeitos e vice-versa. Pelo ritmo de vida que levei durante estes quase 12 anos que estou a conduzir os destinos da ADASCA, de acordo com a opinião de alguns médicos amigos, algo de menos bom me podia acontecer a todo o momento. Aconteceu mesmo, um enfarte miocárdio que podia ter sido fulminante.
Neste mundo cão em que vivemos, para que serve a inveja, o orgulho, a ambição desmesurada, as rasteiras de baixo nível, a traição, se tudo pode terminar com um pequeno suspiro?
Assiste-me a noção de que arruinei a minha saúde pela forma como me entreguei às actividades da ADASCA, pela tenacidade com que lutei pela implementação dos direitos dos dadores, enquanto outros me traíram a sangue frio, e disso tiraram aproveitamento indevido.
Caros amigos, o mundo da dádiva de sangue não é aquilo que algumas pessoas (?) pintam nos seus discursos, ele está minado de vícios e interesses ainda que mesquinhos, chafurdam nas traições, nadam nas águas turvas dos compadrios, esmagando a dignidade de quem pretende ser íntegro, genuíno e defensor duma causa cada vez mais desconsiderada. 
Para que se comemora o Dia Nacional do Dador de Sangue e o Dia Mundial do Dador? São sempre os mesmos a discursar para a mesma plateia, mais preocupados com o aspecto do nó da gravata e o fato para exibir, fazendo dos restantes pacóvios.
Os tais artistas e malabaristas pretendem enganar quem? Acreditam por ventura no que dizem uns aos outros? Cumprir calendário ou agenda, só pode ser.

Se puderem sejam felizes e amem a liberdade em toda a sua dimensão humana. Mantenham-se atentos, qual sentinela na torre de vigia.

Um Abraço e até sempre!

J. Carlos
Director


Num gesto de homenagem a todos os doentes que foram operados ao coração vos convido a doarem sangue hoje no Posto Fixo da ADASCA, pois eu fui um dos que fui alvo de transfusão. Amanhã, quem sabe, podes ser tu. Vamos ser solidários uns para com os outros.




Um comentário:

  1. Parabéns, caro Joaquim Carlos! FELIZ ANIVERSÁRIO!
    Congratulo-me com a recupwração da sua saúde, desejando que celebre muitos mais aniversários, no meio dos seus familiares e amigos, entre os quais me incluo.
    Um brinde à sua saúde, com amizade

    ResponderExcluir