sexta-feira, 7 de setembro de 2018

360º - Bolsonaro esfaqueado em ação de campanha. Candidato da extrema-direita à presidência do Brasil foi operado e já falou: "Você corre riscos".

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Jair Bolsonaro, que estava à frente nas sondagens para a presidência do Brasil, foi atacado com uma faca durante uma ação de campanha. Todos os detalhes estão aqui:
  • Inicialmente, pensou-se que os ferimentos eram superficiais, mas a cirurgia, que durou quatro horas, mostrou que havia lesões numa artéria e no intestino;
  • O candidato vai ficar internado durante pelo menos uma semana e terá que ser operado novamente, o que terá enormes implicações na campanha e na eleição;
  • O atacante, que confessou ter agido por "ordem de Deus", foi logo preso. Entretanto, foi detido um segundo suspeito.

Bolsonaro já apareceu a falar depois da cirurgia, num vídeo gravado na cama do hospital. Ainda com tubos, diz: “Parecia apenas uma pancada. Nunca fiz mal a ninguém”. E admite: "Eu me preparava para um momento como esse, porque você corre riscos".

Houve reações muito diferentes ao esfaqueamento do candidato da extrema-direita:
  • Os concorrentes condenaram o ataque e alguns cancelaram as ações de campanha que tinham para hoje;
  • A ex-presidente Dilma Rousseff foi mais crítica, dizendo que “incentivar o ódio cria esse tipo de atitude”. É uma referência a um vídeo em que Bolsonaro afirma que se deve “fuzilar a petralhada”, numa alusão aos eleitores do Partido dos Trabalhadores;
  •  O presidente do partido de Bolsonaro disse: “Agora é guerra”.
O autor confesso do ataque usava as redes sociais para criticar Bolsonaro (que lhe dava "nojo só de ouvir"). A família achava que Adélio Bispo de Oliveira vivia como vagabundo e não tinha notícias dele há vários anos. Quem era este homem e o que o motivou?


Mais informação importante

O CDS já tem slogan para o novo ciclo eleitoral: “A alternativa somos nós”. O objetivo é mostrar oposição ao PS e (detalhe importante) ignorar o PSD. O programa eleitoral vai incluir uma descida faseada do IRS em quatro anos. A rentrée do partido é este sábado, com um discurso de Assunção Cristas.

Leonor Beleza esteve na Universidade de Verão do PSD e avisou que as eleições europeias vão ser "tão importantes como as legislativas". Pode estar em causa o "futuro da União Europeia", alertou.

“Prevejo um terramoto político nas próximas eleições europeias.” Marisa Matias, do BE, esteve em mais uma Summer Session do Observador e, tal como Leonor Beleza, fez previsões pessimistas sobre o futuro da Europa. Mas está disponível para continuar como eurodeputada.

Depois das férias, o Parlamento está de volta. O PS pinta um cenário cor de rosa, PSD e CDS atacam o caos e o "spin" eleitoralista do Governo e a esquerda exige investimento, investimento, investimento

No regresso dos deputados, uma perplexidade: PCP, Bloco de Esquerda e Verdes votaram contra uma declaração de pesar pela morte de John McCain. Os comunistas dizem que se trata de um “paladino do militarismo e da guerra”.

Na Operação Marquês, conheceram-se mais três pedidos de instrução:

Washington passou o dia de ontem a discutir o artigo de opinião anónimo que atacou Trump no New York Times. Vários políticos que constavam das listas de suspeitos vieram dizer que não foram eles os autores do texto. E circulou entre altos funcionários da administração um SMS com a frase "As células adormecidas acordaram”.

Portugal empatou 1-1- com a Croácia. Na crónica do jogo, o Fábio Ferreira Lima escreve que, "sem Ronaldo, Portugal jogou enquanto houve o cérebro de Bernardo e as pernas de Bruma; só não houve eficácia".

Para Pepe, foi a 100.ª internacionalização, mais de 11 anos depois do primeiro jogo ao serviço de Portugal. Comemorou com o golo do empate (e ainda houve dois convidados para a festa).


Os nossos Especiais

Porque é que há tão poucos políticos como John McCain? A questão, num momento de extremismos na política, é debatida no Conversas à Quinta por José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.
 
O Observador passou um dia com Frederico Varandas: dos 20 votos no jogging às memórias do Afeganistão, aconteceu muita coisa naquelas horas. O Bruno Roseiro esteve nos bastidores com o candidato ao Sporting e conta tudo o que viu.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "A pedra angular do regime": "O saneamento da actual Procuradora Geral reforçaria fatalmente a impressão de que, apesar das faltas serem gerais, só esta direcção do PS tem de facto o que se pode chamar 'um problema com a justiça'".

Jaime Nogueira Pinto escreve "In memoriam – Ernesto Moura Coutinho, o melhor dos amigos": "O Ernesto era da nossa geração, da nossa tribo, parte integrante da nossa história e da nossa aventura. Discreto, confiante, confiado, era aquele Amigo com quem se conta sempre mesmo quando é difícil".

Luís Reis escreve "A Grande Fuga Em Frente": "Qual Fénix chamuscada, o Bloco ensaia a sua Grande Fuga Em Frente, propulsionado pelo poderoso instinto de sobrevivência, em direcção a um assento à mesa do 'arco da governação'".


Notícias surpreendentes

Burt Reynolds, o sex symbol que declamava Shakespeare “como ninguém”, morreu aos 82 anos no seguimento de uma paragem cardíaca. O ator continuava a trabalhar e atualmente fazia parte do elenco de “Once Upon a Time in Hollywood”, o filme que Quentin Tarantino está a gravar.

Teve, claro, uma vida cheia. E com muitos momentos inesquecíveis. Desde o dia em que atirou estrume ao edifício do tablóide National Enquirer à foto em que posa nu para uma revista feminina, lembramos 10 episódios curiosos.

De realizador de filmes pornográficos a xerife, de “melhor duplo do mundo” a camionista fora da lei, Burt Reynolds teve vários grandes papéis. Recorde-os aqui.

Depois, há os papéis que ele não teve. O actor recusou, por exemplo, ser James Bond, Han Solo e Michael Corleone. Arrependeu-se.

Ele foi mais do que um ator. Pelas reações que surgiram nas últimas horas à sua morte, percebeu-se que Burt Reynolds foi o “ídolo” de Schwarzenegger, o “pai” de Adam Sandler e o “super-herói” de David Hasselhoff.

De super-heróis a princesas da Disney, temos o melhor do cosplay no primeiro dia da Comic Con. Veja a fotogaleria.

Ontem foi o Dia do Sexo e, nestas alturas, convém responder a todas as dúvidas. A Marta Leite Ferreira recorreu à ciência, que explica o que acontece ao corpo durante as relações sexuais.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

____________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário