Nos últimos dias, um grupo de cidadãos criou um movimento designado, “Cidadãos Contra a Instalação da Lusiaves” e lançou em simultâneo um abaixo-assinado contra a instalação desta unidade empresarial de produção de frangos e em alternativa exigindo a viabilização de um Referendo Municipal. O abaixo-assinado é dirigido aos Senhores Presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Mira e diz o seguinte:
“ Somos um grupo de cidadãos, Portugueses, residentes e proprietários do Concelho de Mira e Concelhos limítrofes, do Distrito de Coimbra e Aveiro, intitulados: “Cidadãos Contra a Instalação da Lusiaves”, que defendemos os mesmos princípios de defesa da qualidade ambiental e consideramos que a instalação de unidades empresariais avícolas e agropecuárias prejudicam seriamente o meio ambiente e desse modo colocam em causa a qualidade de vida e a saúde pública dos cidadãos. Consideramos ainda que esta área empresarial é incompatível com a realidade das nossas terras, o que afeta imenso o desenvolvimento das nossas localidades nas mais diversas áreas.
Face ao exposto, vimos por este meio, solicitar a Vossa Ex.ª, a rejeição imediata da instalação da unidade industrial da LUSIAVES no Concelho de Mira e/ou em alternativa solicitamos a Vossa Ex.ª, a permissão da realização de um Referendo Municipal, esclarecendo cabalmente a posição da população sobre este assunto.
Os abaixo-assinados, vêm mui respeitosamente solicitar a V. Exa. se digne a proceder às diligências administrativas necessárias para atender às nossas reivindicações. “

Grupo de Cidadãos Contra a Instalação da LUSIAVES