terça-feira, 4 de setembro de 2018

360º - Sismo sentido no Norte e Centro. Aviso do embaixador dos EUA a Portugal: "É perigoso ceder controlo da rede elétrica". Um dia com João Benedito

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O espólio do Museu Nacional do Rio de Janeiro desapareceu quase todo no fogo de ontem. Quase: 10% das peças escaparam, entre elas o meteorito Bendegó, o maior alguma vez encontrado no Brasil. Veja aqui tudo o que se perdeu.

De casa da família real a museu visitado por Einstein, havia muita História naquele edifício com 200 anos.Quando foi construído, por volta de 1803, era considerado a mais luxuosa residência do Rio de Janeiro.

Os funcionários dividem-se entre o desespero (“Estou engolindo o choro”, escreveu um deles) e a revolta— todos asseguram que a tragédia era expectável.

Há duas teses sobre o que provocou o incêndio: pode ter sido um balão ou um curto-circuito, segundo o ministro da Cultura.

Depois de o fogo começar, foi fácil acabar em destruição. O edifício estava muito degradado, com fios elétricos expostos, infiltrações e invasões de animais.


Mais informação importante

Um sismo de 4.6 foi sentido às 7h12 desta manhã no Norte e Centro do país. Houve ainda uma réplica às 7h29. O sismo teve epicentro no oceano, a 139 quilómetros a noroeste de Peniche.

A Autoridade da Concorrência acusa a EDP de abuso de posição dominante que terá causado um dano de 140 milhões aos consumidores. Se houver condenação, a coima pode chegar a um máximo de 145,5 milhões de euros.

Fernando Negrão, líder da bancada do PSD, mandou um recado aos deputados na Universidade de Verão do partido: “Quem define a estratégia do PSD é a direção”. Os críticos internos devem, portanto, "vocalizar" as posições de Rui Rio.

Já o PCP continua no seu processo de afastamento pré-eleitoral dos socialistas. Jerónimo de Sousa diz que o PS “pula o pezinho para a dança” com PSD e CDS em matérias tão importantes como a legislação laboral e a descentralização.

O prazo para pedir a abertura de instrução na Operação Marquês termina na quinta, mas já há muitos arguidos a usar esse recurso. Até agora, a lista inclui Armando Vara, Carlos Silva, Hélder BatagliaHenrique Granadeiro, Zeinal Bava, Joaquim Barroca e o grupo Lena. Ainda não se sabe o que fará José Sócrates.

Os bispos portugueses escreveram uma carta ao Papa a manifestar-lhe apoio e a condenar o “drama do abuso de menores por parte de membros responsáveis da Igreja”. Falam em "tentativas de pôr em causa a credibilidade" de Francisco.

Já o Papa diz que a resposta a quem procura escândalo e divisão deve ser o silêncio. No Vaticano, Francisco disse que “o pai da mentira, o acusador, o diabo, atua para destruir a unidade de uma família, de um povo”.

Lula não desiste de tentar ser candidato à presidência nas eleições deste ano. Depois de um tribunal ter decidido que as condenações na justiça o impediam de entrar no boletim de voto, o Partido dos Trabalhadores anunciou ontem que vai recorrer ao Supremo Tribunal e à ONU.

Esta manhã houve uma novidade na corrida ao Sporting. Pedro Madeira Rodrigues desistiu e juntou-se a José Maria Ricciardi.

As eleições para o Sporting são já no sábado e os candidatos andam a correr quilómetros pelo país. O Observador passou um dia com João Benedito, numa luta contra o relógio. Tal como os outros candidatos, mostrou em frente à câmara que consegue dar toques na bola

João Sousa foi eliminado do US Open nos oitavos de final, mas há um ponto a registar: nunca um português tinha chegado tão longe num Grand Slam. Foi derrotado por Novak Djokovic.


Os nossos Especiais
 
Ter outro país a controlar a rede elétrica de Portugal “é um caminho perigoso”. O alerta, relativo à OPA da China Three Gorges à EDP, é feito pelo embaixador dos Estados Unidos em Portugal. George E. Glass esteve no terraço do Observador, a ser entrevistado em mais uma Summer Session, e também falou sobre raças de cães, sobre boxe e sobre Madonna.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve que "A estratégia de Rio é igual à de Santana": "Rio já não pensa no PSD como um grande partido, mas apenas como mais uma pequena 'aliança' para entrar em combinações parlamentares".

Laurinda Alves escreve "A propósito da Academia do Propósito": "Hoje nenhum estudante se pode dar ao luxo de dizer que não gosta de falar outras línguas e, muito menos, pode desperdiçar-se ou perder tempo a argumentar que não tem jeito para as aprender".

Paulo de Almeida Sande escreve "Adeus coragem":"McCain morreu. O caminho que levamos na Europa, e por todo o Mundo, baseado na xenofobia, no iliberalismo democrático, na rejeição do multilateralismo, onde nos levará? Essa é a pergunta que interessa".


Notícias surpreendentes

O Google faz hoje 20 anos e nós, realmente, temos muito que agradecer: a empresa trouxe 8 inovações (pelo menos) que mudaram a nossa vida, do motor de busca aos mapas que mostram as ruas do mundo inteiro.

O Facebook esteve em baixo para milhares de utilizadores, incluindo em Portugal, entre as 22h00 e as 23h10 de ontem. O problema já foi resolvido. 

Havia vários portugueses na IFA, a maior feira de eletrónica de consumo da Europa, que decorreu em Berlim. O que estavam lá a fazer empresas como a Flama, a Airfree e a EGG? A procurar distribuidores e a mostrar que em Portugal também se faz tecnologia.

Depois do polémico “This is America”, Childish Gambino tem um novo vídeoNo pequeno filme de animação do tema “Feels Like Summer”surgem várias celebridades, incluindo Kanye West a chorar abraçado por Michelle Obama.

Os portugueses Momentum Crew voltaram a ganhar o título mundial de breakdance. Na final, defrontaram uma equipa francesa.

Vem aí o terror em Lisboa, com mais uma edição do MOTELX. Há oito filmes a não perder.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário