terça-feira, 4 de setembro de 2018

Sismo de 4,6 na escala de Richter sentido no Norte e Centro do país


Epicentro do terramoto situou-se a 130 quilómetros Oeste do Cabo Mondego.

Um sismo de magnitude 4,6 foi sentido esta terça-feira de manhã no Norte e Centro do país. 


Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o abalo foi registado às 07h12 desta terça-feira. O epicentro localizou-se a cerca de 130 quilómetros a Oeste do Cabo Mondego.  

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, este abalo foi sentido no Norte e centro do país, tendo a Autoridade já recebido alguns pedidos de informação.

Não há relatos de danos pessoais ou materiais. No entanto, o abalo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli na Santa Maria da Feira, Aveiro. O terramoto foi também  sentido em locais como Porto, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Nazaré, Alpendorada, Coimbra, Oliveira de Azeméis, Viseu ou Braga. 

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia disse que os Sapadores receberam "bastante chamadas devido à curiosidade das pessoas", mas que não há registo de danos.



 Também o Comando Distrital de Operação de Socorro e os Sapadores do Porto disse que, embora o sismo se tenha sentido, não houve nada de relevante a registar no distrito.

Alguns habitantes das cidades do Porto e de Matosinhos disseram ter sentido o tremor que fez "abanar alguns objetos em casa".

Um leitor garantiu ter sentido um sismo "de intensidade moderada" em Aveiro. "O prédio tremeu e abanou as janelas", confessou Mário Fernandes, que admite que o abalo "teve a duração de cerca de 30 a 40 segundos". 



Fonte: CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário