sexta-feira, 14 de setembro de 2018

“LUSIAVES: Posição Inequívoca do PSD de Mira”

Resultado de imagem para “LUSIAVES
"Como é do conhecimento público, face ao interesse manifestado pelo Grupo Lusiaves, a Câmara Municipal de Mira encetou, já em 2016, negociações para a instalação de uma unidade de criação de frangos a implantar na freguesia do Seixo, de uma unidade de incubação de pintos e de uma fábrica de rações, ambas a instalar no Montalvo, Freguesia de Mira. Ao todo, o grupo propõe-se criar 350 postos de trabalho.
Recentemente, o PS concelhio emitiu um comunicado em que vem exigir a rejeição do empreendimento ou um
referendo municipal. Mais uma vez, o PS de Mira e o seu Presidente Francisco Reigota optam, no que toca a esta matéria, por uma política do vale tudo e da mentira, como é evidente neste comunicado e na sessão de esclarecimento promovida pelo executivo municipal e Junta de Freguesia do Seixo. O que se configurava uma sessão séria de trabalho tornou-se, devido à instrumentalização promovida pelo PS local, numa “peixeirada” que roçou o enxovalho, chegando ao cúmulo de alguém questionar o promotor, se nada teria a ver com os fogos de Outubro do ano passado.

Postura diferente teve o ilustre mirense Professor Doutor Fernando Regateiro, professor de Medicina da
Universidade de Coimbra, na altura líder do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, que afirmou na Assembleia Municipal de 19/12/2016 e passamos a citar “sendo um projeto de envergadura estariam envolvidas estruturas do próprio Governo, a CCDRC entre outras estruturas ambientais que não deixariam de aplicar a regulamentação adequada, pelo que era um aspeto sobre o qual não iria ficar deveras preocupado, porque a empresa só seria instalada, se estivessem cumpridos os regulamentos específicos para aquelas instâncias.

Portanto, confiando nas autoridades, aquele aspeto não o preocupava”.
Confiamos também nós que as questões ambientais serão salvaguardadas. E por isso, o executivo contratou
um especialista independente que deu parecer positivo ao projeto tendo emitido 36 recomendações.
Os profetas da desgraça propalam aos 7 ventos com a ameaça para o turismo. Turismo e Lusiaves não são incompatíveis, são complementares. Exemplo disso, é a presença do Grupo Lusiaves em 24 concelhos, alguns deles com aposta simultânea, quer no turismo quer no desenvolvimento económico. A implementação deste projeto salvaguardará sempre esta compatibilidade. Findo o mês de Agosto, qual é o impacto real do turismo na criação de postos de trabalho permanentes? Que seria a Praia de Mira sem a unidade industrial ali instalada?

Seria importante lembrar, que há mirenses que todos os dias procuram uma oportunidade ou vêm-se obrigados
a emigrar por falta de oportunidades de emprego. Lembrar os efeitos nefastos do alarido social injustificado: durante mais de 15 anos a dragagem da barrinha foi adiada injustificadamente devido a este comportamento. Que iríamos perder a Bandeira Azul com a recente intervenção realizada na Barrinha.

COMUNICADO DA COMISSÃO POLITICA DO PSD DE MIRA
Resumindo, a posição do PSD e do executivo camarário nada tem de dúbio. Pelo contrário, é muito clara: desde o início do processo apoia o projeto. Mas responsavelmente, só converterá esse apoio em decisão no momento em que, face aos estudos e pareceres das entidades competentes envolvidas, não restem quaisquer dúvidas. A isto chamamos atitude responsável. Não há hesitação, há cuidado. Está de corpo e alma com o projeto, mas não dá cheques em branco!!!
Aliás, no programa Eleitoral apresentado pelo PSD nas últimas eleições autárquicas constava: “A Instalação de
uma fábrica de rações e de um centro de incubação no Montalvo e a Unidade de Criação de frangos a instalar
nos Foros, todos do grupo Lusiaves, continuam a ser uma possibilidade. Não o serão se houver evidentes custos
ambientais”. Mais uma vez e recentemente o Presidente da Comissão Politica do PS de Mira, Francisco Reigota, mentiu descaradamente ao afirmar “este assunto não constou do programa eleitoral de quem nos governa, por isso, só há um caminho para esclarecer o que os mirenses pretendem sobre este tema: dar a palavra ao Povo”

Recordamos ainda que no último ato eleitoral, o candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal se furtou na altura, a um debate público sobre este assunto e que poderia ter sido esclarecedor. O povo pronunciou-se e o PSD ganhou num processo eleitoral em que cada eleitor se expressou de forma livre e em sigilo. Liberdade e sigilo que um abaixo-assinado não comportam. Basta ver a forma como atuam alguns dos promotores deste abaixo-assinado, membros do Partido Socialista, que andam de porta em porta a proclamar a consequente tragédia municipal, associando este investimento a graves doenças de foro oncológico. Note-se que em 32 anos de atividade do Grupo Lusiaves, não existe qualquer registo de funcionários ou populações vizinhas com casos de doenças provocadas pelo contacto com este tipo de atividade.
O PSD e o executivo têm tido uma postura totalmente transparente ao abordar o assunto em reuniões de Câmara e Assembleia Municipais e ao colocar o projeto em discussão pública aberta, ao contrário do Partido Socialista em que projetos do género, como a Pescanova , nada ou pouco disseram aos Mirenses….
Esclarecemos que este investimento não contempla a instalação de qualquer Centro de Abate e que a unidade de criação de frangos não terá efluentes ligados à rede de saneamento Municipal, uma vez que serão devidamente transportados para uma Etar do grupo, fora do Concelho.
Reafirmamos e sabemos que a maioria dos Mirenses defendem este investimento pelo emprego que vai criar, pela atração de pessoas para Mira , pela âncora para outros investimentos, pela dinâmica que vai dar a todo o comércio e industrias locais, pela rentabilização de um espaço que até hoje nada deu a Mira, por ser feito por um grupo nacional competente e, por isso, garantir total confiança e ser o principal interessado no cumprimento escrupuloso dos requisitos ambientais e de saúde.
Quando o PS quiser discutir este assunto de forma séria, estaremos sempre disponíveis. “Peixeirada” não…."
_____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário