quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

360º- Conselheiro de Rio apresenta queixa conta Câmara de vice do PSD; deputado do PS apagou fotos que o comprometiam; e os milhões que Mourinho gerou

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... dois polícias e dois civis foram já detidos pelo furto das 57 pistolas Glock da PSP em 2017, numa megaoperação que está a decorrer esta manhã. Tudo se precipitou porque um dos suspeitos deste caso é também um dos envolvidos no roubo de Tancos presos na última segunda-feira pela PJ (conhecido como o “Laranjinha”). Podem ainda ser feitas mais detenções.

Foi conhecido mais um caso de suspeitas de obras ilícitas envolvendo a Câmara de Ovar, presidida por Salvador Malheiro, vice-presidente do PSD. A queixa, que já está a ser investigada pelo Ministério Público, foi curiosamente apresentada pelo conselheiro estratégico de Rui Rio, Filipe Marques Gonçalves. Estarão em causa documentos adulterados, orçamentos alternativos ao do empreiteiro escolhido que só apareceram depois de as obras estarem concluídas e uma sugestão para alterar datas e forjar a adjudicação da obra. A notícia é do Pedro Rainho.

Na outra polémica da semana, o deputado do PS que marcou uma presença-fantasma no Parlamento apagou a página do Facebook que tinha o vídeo e as fotografias que o comprometiam. Nuno Sá eliminou a página institucional onde estavam os registos de 12 de junho de 2017, em que conseguiu estar em Famalicão a visitar uma fábrica depois do meio-dia, às 15ho2 no Parlamento, a mais de 350 quilómetros, e à noite de novo em Famalicão nas marchas

Não houve acordo entre governo e professores e foram dadas por encerradas as negociaçõesA reunião de ontem acabou com acusações de "intransigência” dos dois lados e um extremar de posições. Os sindicatos vão recorrer aos tribunais em janeiro por violação do princípio igualdade em relação à Madeira (ainda que os constitucionalistas se dividam). E fizeram um ultimato: ameaçam bloquear o “normal desenvolvimento do ano letivo” com uma manifestação, greve ou greves e outras acções se o governo não devolver os 9 anos congelados.


Outra informação relevante 
O relatório preliminar da Protecção Civil à queda do helicóptero do INEM não deixa dúvidas: houve falhas, muitas falhas, na operação de socorro. documento aponta problemas na atuação do 112 e na NAV, a empresa que gere a navegação aérea, que não comunicaram alertas de forma rápida e às entidades certas. As conclusões dizem que o CDOS do Porto só não atendeu uma chamada, mas a fita do tempo é terrivelmente elucidativa de como tudo foi amador.

Marcelo, que esteve no funeral de uma das vítimas, a enfermeira Daniela, desta vez não teve contemplações. "Constam quatro falhas: duas da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e duas do 112. É muita falha, e isso significa que o Estado falhou. Estas falhas não são boas para a confiança das pessoas nas instituições“. Falta agora ouvir a resposta de António Costa e dos respectivos ministros. Rui Rio já disse que o executivo revela "incapacidade para pôr os serviços a funcionar".

A guerra entre a política e o Ministério Público também continua a subir de tomFerro Rodrigues respondeu à PGR dizendo que o Parlamento não se deixa condicionar por “quem quer que seja” e "por entrevistas ou declarações". E o mesmo fez Rui Rio, que acusou Lucília Gago de uma “pressão inaceitável” por ameaçar demitir-se se a composição do Conselho Superior do Ministério Público passasse a ter mais membros políticos.

Mas os candidatos ao Conselho Superior da Magistratura também são contra uma minoria de juízes nos seus órgãos de auto-governo.

No meio da polémica, houve uma outra. Amadeu Guerra foi eleito procurador distrital de Lisboa, sucedendo a Maria José Morgado. Mas o nome do diretor do DCIAP foi proposto por um grupo de procuradores e 'políticos' contra a vontade da PGR Lucília Gago.

Depois de tanto fazer, tanto dizer e tanta polémica criar, Mourinho acabou sem surpresa por ser despedido do Manchester United. Em Inglaterra todos falaram do "era inevitável", mas quando Pogba veio "gozar" com a situação foi bastante contestado, até porque Mou ainda tinha alguns jogadores ao seu lado. Agora que já se avançam nomes para a sucessão do técnico português, é bom olhar também para algumas contas: quanto dinheiro o Millions One gerou em compras e vendas e ganhou em indemnizações durante os últimos 15 anos.

O FC Porto venceu o Moreirense por 4-3 com um bis de Marega e está nos quartos de final da Taça de PortugalFoi a 14.ª vitória consecutiva de Sérgio Conceição, que está a duas do recorde de Artur Jorge, mas desvaloriza o feito. Até porque este jogo correu o risco de se tornar um melodrama.
Manso Neto foi o primeiro gestor da EDP em funções a responder na comissão de inquérito às rendas da eletricidade. Garantiu que a empresa foi prejudicada em 740 milhões com os CMEC. E que foi a Universidade de Columbia a indicar Manuel Pinho para dar o curso pago pela elétrica e não o contrário. Quinta-feira será a vez do ex-ministro responder aos deputados.

A ‘greve cirúrgica’ já levou ao adiamento de sete mil cirurgias, segundo a Ordem dos Enfermeiros, que pede um entendimento urgente entre o Governo e os sindicatos. Sem vergonha de ter pedido desculpa, a ministra também já fala em criar pontes de comunicação.

Entretanto, a Federação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros cancelou a sua paralisação, marcada para os dias 26, 27 e 28 e Marta Temido foi criticada por Maria de Belém por causa da Lei de Bases da Saúde.

No Reino Unido, a portuguesa que chamou Adolf ao filho foi condenada a 5 anos de prisão por pertencer a um grupo terroristaCláudia Patatas e o companheiro somaram uma pena total de 11 anos e meio de cadeia.


A sentença de Michael Flynn que deveria ser conhecida esta terça-feira foi adiada. Mas o juiz Emmet G. Sullivan alertou que o ex-conselheiro de Trump não deve conseguir escapar à prisão.

Os nossos Especiais

A Uber vai trazer em breve para Lisboa o seu modelo de bicicletas partilhadas. A Ana Pimentel entrevistou Alexandre Droulers, responsável pelas novas mobilidades da empresa na Europa, que explica a aposta no nosso país: “É um ótimo sítio para a inovação”.

A nossa opinião
  • Maria João Avillez escreve "Indispensável": "Fica-se a conhecer a singularíssima relação que houve entre dois políticos, não quaisqueres, Cavaco e Passos, e a aliança que teceram e não romperam. A visão é ampla e polifónica, goste-se ou não dela".
  • Tiago Dores escreve "É Natal, é Natal, e já cai a neve / É Natal, é Natal, tudo está em greve": "A minha greve predilecta está a ser a dos enfermeiros. Para a viabilizar fizeram-se contas e iniciaram uma campanha de crowdfunding. Estamos pois na presença da primeira greve com um modelo de negócio".
(Tiago Dores que, como já deve ter reparado, é o novo colunista do Observador)
  • Maria João Marques escreve "Hospitais capitalistas eficientes é que não": "Com o hospital público haverá mais funcionários públicos que o governo PS poderá seduzir com aumentos salariais, pontes, 35 horas. O que significa mais votos e mais boys e girls. Isto sim é que conta".
  • André Abrantes Amaral escreve "O pior para o PS é vencer em 2019": "Depois de tanta fantasia e boas notícias, o pior que pode suceder ao PS em 2019 é vencer as eleições, contas de Centeno deixarem de bater certo e ser forçado a governar sem o apoio da direita".
Notícias surpreendentes 
Não há como lhe fugir este ano: Meghan Markle ditou a moda. Ela é a duquesa que passou a valer milhões.

Como chegou a altura de balanços, a Priberam divulgou as 24 palavras dos temas da actualidade mais pesquisadas em 2018.


Duas mortes a marcar o dia de ontem. O de Penny Marshall, realizadora de “Big” e “Liga de Mulheres”;


Além de toda a informação do dia, o Observador tem uma nova revista Observador Lifestyle nas bancas que não pode perder. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium


Boa quarta-feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário