sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Pombal informa sobre a importância da reabilitação dos ecossistemas ribeirinhos

No âmbito das obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos das linhas de água afetadas pelos incêndios de 2017, o Município promoveu no Salão das Colectividades de Meirinhas uma sessão de informação, esclarecimento e sensibilização juntos dos proprietários de terrenos confinantes com os cursos de água, apelando para a importância das intervenções que estão a decorrer, e da necessidade da manutenção e preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
A apresentação surge na sequência daquelas obras, que representam um investimento de 54 mil euros, financiado pelo Fundo Ambiental e que resulta do protocolado assinado entre o Município e a Agência Portuguesa do Ambiente.

As obras visam promover a limpeza, desobstrução e reposição de linhas de água afetadas durante os incêndios de 2017, bem como a reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos, estando a decorrer em 11 locais diferentes, nas freguesias de Abiul, Carriço, Meirinhas e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca.
Estas intervenções irão garantir o escoamento dinâmico daquelas linhas de água, minimizando a erosão e o arrastamento de solos, de forma a assegurar as condições necessárias para o uso geral daqueles recursos hídricos.
A elaboração do projeto desta intervenção esteve a cargo da Engenho e Rio, empresa que promoveu a sessão de esclarecimento em conjunto com o Município, a Junta de Freguesia de Meirinhas e a ARH do Centro.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário