terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

360º- A entrevista de vida a Alexandre Soares dos Santos; as manobras perigosas do fundo que entrou na EDP; e a tensão na Índia e na Venezuela

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a Índia lançou um ataque aéreo sem precedentes sobre o que diz ser um campo jihaadista no Paquistão no qual terão morrido 300 terroristas. A tensão aumenta entre os dois países, com o governo paquistanês a falar em "agressão" e "violação" de acordos.  É a primeira vez que a Força Aérea Indiana faz uma ofensiva deste género desde a violenta guerra dos 13 dias de 1971: nem na invasão de Caxemira tal tinha acontecido.  

O cardeal australiano George Pell foi considerado culpado por cinco crimes de abuso sexual de menoresO antigo número 3 do Vaticano arrisca uma pena máxima de 50 anos pelo abuso de dois adolescentes nos anos 90. A condenação já foi confirmada pela justiça australiana e a sentença será lida em Melbourne na próxima semana.

O eurodedeputado do PSD José Manuel dos Santos pode perder a imunidade. O DIAP do Porto está a investigar um eventual crime de prevaricação cometido quando era presidente da Câmara de Vila Verde, pela adjudicação de uma obra pública em 2008. Se Bruxelas aceder ao pedido do MP, o social-democrata será constituído arguido. A notícia é do Rui Pedro Antunes.

Jeremy Corbyn cedeu às bases dos trabalhistas e anunciou que o partido vai apoiar a convocação de um segundo referendo ao BrexitTheresa May vai atualizar esta terça-feira os deputados sobre o processo e submeter uma declaração sobre os seus planos, que será debatida e votada amanhã no parlamento britânico. Será nesta altura que Corbyn fará a proposta do Labour. Bruxelas negou entretanto a hipótese de adiamento para 2021.








Outra informação relevante 
António Mexia vai estar esta tarde na comissão de inquérito às rendas excessivas. E será, seguramente, confrontado com as várias polémicas da EDP, do caso Pinho à OPA chinesa à empresa. Uma OPA que pode ser travada pelos americanos da Elliott Management. Mas que fundo americano é este? É ativista ou abutre? E que manobras agressivas costuma usar? A Ana Suspiro conta.

A atual chefe de gabinete do secretário de Estado Mourinho Félix vai para a administração da Parvalorem, a empresa pública que gere os ativos problemáticos do BPN. A gestão liderada por Francisco Nogueira Leite terminou o mandato em dezembro de 2017, mas só agora vai ser substituída.

O ministério Público vai investigar a morte da criança de Barcelos que caiu num tanqueAdoptado por uma família que não pode ter filhos, Bento desapareceu este domingo. Terá andado sozinho pelas ruas de Alvito a brincar atrás dos cães. Acabou por morrer ao cair num tanque vizinho. 

A ex-mulher de José Sócrates esteve ontem a ser ouvida pelo juiz Ivo Rosa na Operação Marquês. O advogado de Sofia Fava justificou não ter respondido a várias questões , dizendo que há factos ocorridos "há sete, oito e nove anos em que não é possível recordar tim-tim por tim-tim" o que se passou, mas garantiu que ficou "tudo esclarecido". Mesmo receber 5 mil euros por quatro horas diárias (segundo o i, sem link) ou ter comprado um monte no Alentejo com dinheiro de Santos Silva (escreve o CM).

A Marinha instaurou um processo disciplinar a um militar por “importunação sexual” de um candidato a praçaO jovem queixou-se de ter sido abordado por um superior que disse ser médico e que tinha necessidade de o examinar.

Ainda há perigo na carne picada do talho. Segundo um estudo da DECO citado pelo JN e pelo DN, esta carne pode ter bactérias e ingredientes adicionais. A recomendação é que se mande picar a carne no momento.

Vão existir 11 mil novas camas para estudantes do ensino superior nos próximos quatro anos. O Público e o JN avançam que 60% destes novos alojamentos estudantis ficarão em Lisboa e que mais 2964 camas serão melhoradas, através da reabilitação de espaços fora de utilização. 

O sindicato da PSP está a pedir greve às multas de trânsito até 31 de marçoO protesto contra as promessas por cumprir do Governo será reavaliado no início de abril.

António Costa tinha razão para estar pessimista antes da nova ronda de negociações com os professores. À entrada, Mário Nogueira acusou o primeiro-ministro de "má-fé" e à saída foi ainda mais duro: “Esbarrámos num muro de intransigência do Governo, mas acredito que esta questão se vai resolver nesta legislatura, se é com este Governo ou não, só tempo o dirá”.

O Sporting desperdiçou a hipótese de se aproximar dos rivais. Depois do Braga sair derrotado do jogo com o Belenenses, os leões não conseguiram mais que um empate sem golos na Madeira. O Bruno Roseiro fala de uma "equipa que se perde na ilha quando vê uma bóia de salvação à frente", e em que Coates foi expulso pela primeira vez na Europa e Keizer pela primeira vez na carreira.

Já o Benfica goleou o Desp. Chaves (4-0) e vai visitar o Dragão este sábado apenas a um ponto do FC Porto. A Marina Fernandes diz na crónica que o futebol de paciência e a semana tranquila — entre casos nos rivais — foi fulcral para o triunfo. Os destaques vão para Gabriel, um pensador de poucas palavras e lágrimas nos olhos, e João Félix, que já bateu a marca de Mantorras.

Kim Jong-un já chegou a Hanói para o encontro de dois dias com Donald TrumpO presidente norte-coreano entrou na capital do Vietname de limusine, após três dias de viagem de comboio para fazer os 3500 km de percurso, com a cidade em festa mas sob “nível máximo de segurança” para a nova cimeira.

Entretanto, nos EUA, uma ex-funcionária da campanha de Trump acusou o Presidente dos Estados Unidos de assédio sexual. Alva Johnson, que queria ser número 2 da embaixada norte-americana em Lisboa, diz que foi beijada sem consentimento.

Na Venezuela, Nicolás Maduro garantiu que o seu governo resolverá a crise “em união nacional”. A garantia foi dada por carta enviada aos EUA e aos seus aliados, no mesmo dia em que representantes do Grupo de Lima (composto por 14 países da região) se reuniram em Bogotá para analisar a situação venezuelana e Juan Guaidó se encontrou com o vice dos EUA Mike Pence. Internamente, Guaidó continua a ouvir insultos: o ministro da propaganda de Maduro chamou-lhe “preservativo usado" e "marioneta".

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano anunciou a sua demissão no Instagram. Mohammad Javad Zarif era considerado o responsável do acordo internacional sobre o programa nuclear.

Foram divulgadas novas fotos do avião onde seguia o futebolista Emiliano Sala e que se despenhou no canal da ManchaA aeronave e o piloto não teriam licença para a viagem, segundo o relatório da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos.




Os nossos Especiais

Numa longa entrevista de vida, Alexandre Soares dos Santos fala do país, dos políticos, dos negócios e si próprio. O líder histórico da Jerónimo Martins diz que Portugal tem "falta de rumo", queixa-se dos governantes com quem lidou, explica como a morte repentina do pai lhe mudou a vida e ainda conta como casou com a única namorada, criou uma hora com o seu nome na empresa e porque nunca teve computador e usa um velho telemóvel Nokia. A conversa foi conduzida pelo José Manuel Fernandes e pelo Nuno Vinha e o resumo pode ser visto neste vídeo.




A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve "O nosso regime ainda é deste mundo?": "O nosso regime assenta, desde 1976, na premissa da solidariedade do Ocidente, tal como existiu durante a Guerra Fria e nos anos 90. Num mundo menos internacionalista, que poderá acontecer ao regime?".
  • José Diogo Quintela escreve "Fujam! É o Ranking Kong!": "Se for preciso, manifestam-se pelo direito de um emigrante argelino vir trabalhar para Portugal e, ao mesmo tempo, contra o direito de uma criança portuguesa ir estudar para outro código postal".
  • Laurinda Alves escreve "Greta, a rapariga que deixou de ser invisível": "Não sabemos até onde irá o efeito Greta Thunberg, mas sabemos que graças a ela, e à sua luta, as questões ambientais deixaram de ser uma abstração para muita gente das novas e velhas gerações".
  • José Milhazes escreve"Onde fica a Moldávia?": "A União Europeia deveria prestar mais atenção a este e outros países do antigo espaço soviético, dando apoio aos que efectivamente lutam pela opção europeia e não pactuando com oligarcas e corruptos".
  • Inês Santos Silva escreve "Entre zeros e uns a distância é curta. E no género?": "Consciente ou inconscientemente, todos temos preconceitos sobre o papel das mulheres e dos homens na sociedade e sobre o estereótipo de bom programador".




Notícias surpreendentes 

De onde veio este calor de fevereiro que deu a Inglaterra o dia de Inverno mais quente de sempre e a Bruxelas a temperatura mais alta desde 1901A culpa é de um fenómeno meteorológico que fez subir os termómetros acima dos 20 graus. Mas foi passageiro e a chuva está de regresso já amanhã.

Se houver marcianos, eles vão poder provar o nosso bacalhau numa receita do chef KikoO cozinheiro português venceu o concurso lançado pelo Centro de Astrobiologia de Madrid, da NASA, que elegeu uma série de "sabores típicos" que poderão vir a ser cozinhados em Marte.

O actor Daniel Radcliffe contou numa entrevista como se tornou alcoólico depois de desempenhar o papel de Harry Potter. Foi a "forma mais rápida de superar a fama", disse.

Iris Apfel, de 97 anos, tornou-se provavelmente a modelo mais velha do mundo. Assinou contrato com uma das maiores agências, que já representou Gigi Hadid, Kate Moss, e Karlie Kloss. Foi o estilo único desta americana que a tornou um ícone.

Mesmo num telemóvel menos avançado, já pode receber o resumo desta newsletter através do WhatsApp (é só registar-se). De resto, continue com toda a informação do dia no Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
(só um último regresso aos Óscares, por causa do momento de que todos falam: o da química evidente entre Bradley Cooper e Lady Gaga. Serão apenas bons actores?)

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário