terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Marinha Grande recebeu 2400 atletas no Corta-Mato nacional



Cerca de 2400 atletas dos 12 aos 80 anos, correram no passado sábado, 23 de fevereiro, no Parque da Cerca, na Marinha Grande, na fase nacional do Corta-Mato do Desporto Escolar, do Corta-Mato Curto, do Campeonato de Veteranos e do Corta-Mato Universitário.

As comitivas de atletas do desporto escolar foram recebidas no dia 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Exposições, com atividades radicais instaladas numa Funzone e uma sessão solene com momentos de música, dança e exibição de ginástica, na qual estiveram presentes a presidente da Câmara, Cidália Ferreira; o Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso; a Diretora-Geral da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, Manuela Faria; o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira; entre outras entidades regionais e locais.

A presidente da Câmara da Marinha Grande lembrou que, “pela primeira vez, a cidade que organiza o mais antigo corta-mato escolar do País, recebe a fase nacional desta modalidade num evento em que milhares de atletas, dos 12 aos 80 anos, competirão e darão o seu melhor para atingir os seus objetivos”.

Cidália Ferreira agradeceu “a todos aqueles que ao longo dos anos têm dado o seu melhor para que hoje chegássemos à realização deste Campeonato: a todos os que fazem parte do Desporto Escolar; a todos os Professores e Diretores de Agrupamento; aos Atletas; funcionários desta autarquia e demais pessoas e entidades com ele relacionados”.

A presidente adiantou que “a realização deste evento na Marinha Grande é um importante marco que hoje aqui celebramos e revela o nível de organização e parceria que o Município tem garantido em eventos desportivos, ao longo de tantos anos e mais recentemente nas fases regionais do Corta-Mato Escolar”.

Cidália Ferreira deu “os parabéns à vereadora da Educação e do Desporto, Célia Guerra, que tem prosseguido este caminho e que com a sua determinação contribuiu para a realização deste evento de grande dimensão que exige uma grande dose de sinergia entre grandes instituições”.

Os representantes das entidades envolvidas na organização agradeceram à Câmara Municipal a colaboração e a possibilidade de realização da iniciativa, na Marinha Grande.

Atletas de todo o país participaram no Corta-Mato

A organização da fase final do Corta-Mato  esteve a cargo da Direção Geral de Educação e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Contou-se com o apoio da Associação de Atletismo de Leiria, Agrupamentos de Escolas do concelho, Instituto Nacional de Emergência Médica, Centro Hospitalar de Leiria, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.

O Corta-Mato Nacional Escolar foi participado por cerca de 1400 alunos e professores, que representaram 24 coordenações locais do Desporto Escolar das cinco direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e da Região Autónoma dos Açores. 

Para além da prova do Desporto Escolar, decorram o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo, o Campeonato Nacional de Veteranos e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica de Desporto Universitário, que foram participados por cerca de 1000 atletas.

Os resultados do Corta-Mato podem ser consultados em www.cm-mgrande.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário