terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Médico esfaqueado por doente no hospital de Peniche

Resultado de imagem para Médico esfaqueado por doente no hospital de Peniche
Rádio Regional
Um médico foi ontem esfaqueado por um doente dentro do hospital de Peniche, no distrito de Leiria, e o agressor foi detido pela PSP, confirmou à Lusa a administração do Centro Hospitalar do Oeste.
A presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste, Elsa Banza, disse que o doente, quando ia para uma consulta na urgência, viu o médico cirurgião, de 60 anos, na sala de pequenas cirurgias e desferiu-lhe “três facadas na zona das nádegas”.
O crime “não foi no âmbito de uma consulta àquele doente”, esclareceu.
O médico foi transportado “com ferimentos superficiais” para a urgência de Caldas da Rainha, onde se encontra internado, mas está “estável e não está em risco de vida”.
O Centro Hospitalar do Oeste comunicou o crime à PSP, que deteve o suspeito ainda nas instalações hospitalares.
Segundo a administradora, trata-se de um doente com “patologia psiquiátrica” que recorre com frequência ao hospital de Peniche, onde conhece os profissionais de saúde e as instalações.
Elsa Balza afastou qualquer hipótese de falta de segurança naquela unidade hospitalar.
Já o bastonário da Ordem dos Médicos condenou a agressão, dizendo que "este caso é um espelho da grave situação de insegurança que se vive no Serviço Nacional de Saúde", numa nota enviada às redações.
Miguel Guimarães acrescentou que “o aumento de casos de agressão contra profissionais de saúde é o espelho do desinvestimento do Governo no Serviço Nacional de Saúde e da insistência numa política que cria ambientes de tensão que prejudicam profissionais e utentes”.
“Os médicos estão a ser obrigados a cumprir horários desumanos e a dar resposta a um número de doentes que está muito para lá do aceitável e que os coloca em situações de sofrimento ético, com prejuízo para a qualidade e a segurança clínica”, insistiu.
O bastonário recordou, na nota, que os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde, referentes a 2018, revelam que no ano passado foram notificados mais de 950 casos de incidentes de
violência contra profissionais de saúde,

Questionada pela Lusa, a PSP remeteu esclarecimentos para terça-feira.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e de Peniche, e detém uma área de influência constituída pelas populações daqueles três concelhos, Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã, e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário