terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Mais de 600 figurantes no Carnaval de Vieira de Leiria



Cerca de duas décadas depois da realização do último desfile de Carnaval, a freguesia de Vieira de Leiria vai receber muita folia com mais de 600 figurantes e cerca de 20 grupos com carros alegóricos, nos bailes e desfiles que se realizam  de 2 a 5 de março.

A tradição carnavalesca é retomada numa iniciativa organizada pela Associação “AlóédaVieira”, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Os bailes têm lugar nos dias 2 e 4 de março, a partir das 22h00, num pavilhão da Área Industrial de Vieira de Leiria, cuja localização estará devidamente sinalizada. A organização vai premiar os melhores grupos de ambos os bailes.

Os corsos de Carnaval acontecem nos dias 3 e 5 de março, a partir das 14h30. Está confirmada a presença de cerca de 20 grupos, que se apresentam com carros alegóricos e mais de 600 figurantes, alusivos ao tema “Quem Fomos”.

O ponto de partida dos desfiles ocorre na Rua Pires de Campos, junto ao entroncamento com a Rua 25 de Abril (perto do quartel dos Bombeiros Voluntários). O corso segue em direção ao Largo da República, vira para a Rua Actor Álvaro (junto ao Café Lis), contornando o jardim público pelos sanitários, até retomar a Rua Pires de Campos. Passado o posto de combustível, o desfile toma a rua que delimita o Largo da República em frente à Igreja Paroquial e Cine-Teatro Actor Álvaro onde se finaliza o percurso.

Os melhores grupos participantes nos desfiles serão premiados, numa sessão que vai ocorrer no dia 5 de março, depois de terminar o corso de Carnaval.

As inscrições individuais ou para grupos são gratuitas e estão abertas até ao dia 1 de março, podendo ser feitas através da página de Facebook “Carnaval Vieira 2019” ou em estabelecimentos comerciais da vila.

O programa do Carnaval de Vieira de Leiria é o seguinte:

2 de março. sábado . 22h00
Pavilhão situado na Área Industrial de Vieira de Leiria
Baile com animação de Elsa Gomes, Nuno Mendes e Paulo Norte

3 de março. domingo . 14h30
Largo da República - entrada livre
Desfile de Carnaval

4 de março. segunda-feira . 22h00
Pavilhão situado na Área Industrial de Vieira de Leiria
Baile com animação do grupo Patrões da Rambóia

5 de março. terça-feira . 14h30
Largo da República - entrada livre
Desfile de Carnaval.

Envolvimento das associações

A vereadora da Cultura, Célia Guerra, congratula-se com “esta iniciativa que retoma uma velha tradição de Vieira de Leiria e que dá à população de todo o concelho a possibilidade de participar ou simplesmente de assistir aos desfiles”.

A autarca destaca “a importância do evento para a mobilização das coletividades da freguesia, que aderiram na sua totalidade ao desafio de recriar a animação carnavalesca” e, por isso, felicita “os elementos da «AlóédaVieira» pelo seu dinamismo, por ter recuperado uma tradição e por desenvolver esta iniciativa de carácter cultural e recreativo à qual a Câmara Municipal prontamente se associou”.

O presidente da direção da associação, Rui Botas, tem “elevadas expectativas relativamente à adesão de participantes e de público, dado o número de inscrições já registado e a grande recetividade por parte dos comerciantes da freguesia, o que nos dá motivação para proporcionar um grande evento de animação”.

Trânsito condicionado para os desfiles

Devido à realização dos desfiles de Carnaval, o trânsito e o estacionamento estarão condicionados nalgumas ruas do centro da vila, havendo indicação das vias alternativas. Apela-se, por isso, à compreensão dos moradores e visitantes para estes constrangimentos, necessários à segurança e bom decurso das iniciativas.

A organização sugere o estacionamento automóvel junto à Área Industrial de Vieira de Leiria

Nenhum comentário:

Postar um comentário